Ciência & Tecnologia

 

 

 

IMG_0752O uso da tecnologia como ferramenta de trabalho

Com a facilidade e praticidade da tecnologia, estudantes microempresários estão abrindo suas empresas por meio de aplicativos. Os estudantes utilizam principalmente o celular, pela facilidade e por sua rapidez apostando no Instagram que, atualmente, é uma das redes sociais preferidas do público.

 

 

Ler mais…

Capa (1)Consumidor.gov se torna referência na resolução de problemas de consumo

A plataforma Consumidor.gov, serviço do governo que possibilita que o consumidor resolva problemas de consumo diretamente com as empresas, se tornou aliada dos consumidores. Segundo dados da plataforma, até o dia 21 de maio de 2019, foram registradas 1.864.849 reclamações finalizadas.

Ler mais…

58596782_2117700734951442_7923493815283875840_oAplicativos mudam a forma dos brasilienses se deslocarem

A mobilidade urbana está longe do ideal. Em um mundo dominado pela tecnologia, aplicativos são importantes aliados da população no caos do trânsito que toma conta das grandes cidades. Em Brasília, nos horários de pico, as avenidas, paradas de ônibus, rodoviárias e estações do metrô ficam lotadas, causando atrasos e transtornos que são rotineiros dos moradores do DF.

Ler mais…

IMG_0665Campus Party Brasília irá debater a Indústria 4.0

Brasília irá receber a terceira edição da Campus Party. De 19 a 23 de junho, profissionais e desenvolvedores dos ramos da tecnologia irão se reunir no Estádio Mané Garrincha com cerca de 60 mil estudantes e entusiastas da área para falar sobre a Indústria 4.0.

Ler mais…

thumbnail_WhatsApp Image 2019-03-27 at 12.19.36

Os desafios das mulheres na área da tecnologia

Nas últimas décadas, as mulheres têm alcançado direitos antes inimagináveis. Seja no direito de votar, de opinar e, principalmente, de se inserir no mercado de trabalho. Muitas mulheres ocupam, hoje, cargos predominantemente ocupados por homens, e a área da Tecnologia da Informação (TI) é uma delas.

Ler mais…

Foto Capa -

A tecnologia na formação de professores

A tecnologia faz parte do cotidiano de maioria das pessoas atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no ano de 2016, mais de 179,4 milhões de brasileiros acessaram à internet, 94,2% da população com 10 anos ou mais. Com isso temos muitos desafios, principalmente os professores em sua formação e em sua área de atuação, pois o uso da internet entre os estudantes é ainda mais intenso.

Ler mais…

 

DESTAQUEA vez delas: mulheres são maioria entre gamers brasileiros

“Meninos vestem azul e meninas vestem rosa”. Premissas como esta, que ditam o que pertence a cada gênero, têm sido desmistificada constantemente em diversos âmbitos. Em época de desconstrução sobre ideias retrógradas, as pessoas têm buscado aproximação com aquilo que se identificam. E no mundo dos esportes eletrônicos (eSports) não é diferente.

Ler mais…

Acessibilidade Digital em Libras

Ao observar os alunos do Centro Universitário Estácio de Brasília, a professora e mestra de Sistema da Informação, Josyane Lannes, se deparou com as seguintes perguntas: por que alunos surdos não procuram nossa instituição de ensino e por que os que procuram não terminam o curso? Esses questionamentos a impulsionaram em uma pesquisa de levantamento de dados, percebendo que as dificuldades desse aluno pode diminuir com pequenos detalhes.

Ler mais…

Startup de Drones do DF ganha asas pelo mundo

Oferecendo um serviço montado na atual e popular tecnologia de Drones, a Startup NONG – nome que vem do mandarim “Cultivar” – tem voltado o trabalho, criado na Universidade de Brasília a partir da ideia de um estudante, para o serviço de mapeamento aéreo, tanto para missão na área de meio ambiente quanto para a agricultura.

Ler mais…

Primeira caixa de areia de realidade aumentada do Estado de Goiás

Em agosto deste ano, dois alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Valparaíso, construíram uma caixa de areia de realidade aumentada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo CNPq. Conhecida também como Ar Sandbox, o projeto original foi criado pela Universidade da Califórnia, em Davis nos Estados Unidos, e todo o software de instalação fica disponível gratuitamente na internet.

Ler mais…

Tecnologia para o plantio

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) reúne a maior parte das pesquisas em recursos genéticos e biotecnologia, na fazenda Sucupira, localizada no Riacho Fundo II, em Brasília. A empresa tem o intuito de promover inovações tecnológicas no cultivo e produção de alimentos. É referência mundial em pesquisas e tecnologias para a agricultura.

Ler mais… 

Game center Estácio motiva alunos a aprender brincando

O Game Center Estácio é um portal com jogos, onde os alunos podem testar conhecimentos, se divertir e acumular horas complementares. A plataforma Estácio é acessível de todos os dispositivos: computador, notebook, tablet e smartphone. Alguns jogos também estão disponíveis no Google Play e na App Store.

Ler mais… 

Empresa júnior da UnB realiza projetos de eficiência energética

Energia fotovoltaica na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Brasília e confecção de aquecedor solar com materiais recicláveis em uma creche na cidade Estrutural. Estes são alguns dos projetos realizados pela Matriz Energia, Empresa Júnior (EJ) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo do empreendimento é de economizar energia elétrica mesmo com equipamentos ligados.

Ler mais…

Agora seu título de eleitor pode ser acessado pelo celular

No próximo dia sete de outubro acontece o primeiro turno das eleições.  Este ano o E-título é a grande novidade tecnológica. O aplicativo lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro de 2017, leva todas as informações do título tradicional de papel para a tela dos smartphones e tablets. O App contém dados básicos como local de votação, zona e seção.  Além de informações do cadastramento biométrico e quitação eleitoral.

Ler mais…