Política

Foto_UnB_01

UnB: como fica o orçamento?

Com o corte preventivo de 30% no repasse de verbas à Universidade de Brasília (UnB) anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) no final de abril, o orçamento da instituição poderá ser comprometido. Eventos políticos, manifestações públicas e festas são fatores que incentivaram a decisão do governo.

 

 

Ler mais…

fotometro1

Governo lança edital para privatizar Metrô- DF

Após as recorrentes greves dos metroviários, o governo do Distrito Federal publicou no Diário Oficial da União no dia 3 de maio um edital para privatizar o metrô de Brasília. O documento prevê a participação de empresas jurídicas que tenham experiência na operação do sistema e as propostas podem ser apresentadas até 3 de junho.

Ler mais…

image2 (1)

Como a reforma da previdência afetará os universitários caso seja aprovada?

O texto da Reforma da Previdência foi aprovada pela comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) no último mês de abril. O projeto, ainda segue em tramitação no legislativo e está tirando o sono dos universitários. Questionamentos sobre como ficará o mercado de trabalho e aposentadoria após se formarem são algumas das perguntas feitas por estudantes em todo o país.

Ler mais…

congresso

Vamos falar sobre estágio?

A carreira acadêmica dos universitários depende das oportunidades que estes têm durante a graduação por abrir portas em possíveis contratações futuras, por isso a maioria dos estudantes procura estágios em empresas renomadas que deem força ao currículo. Pensando assim, a senadora Rose de Freitas (PODE-MG), trouxe uma nova discussão para a lei do estagiário em 2017, a PLS Nº 93/2017 que altera a Lei 11788/2008.

Ler mais…

primeira foto

Câmara aprova projeto de Lei que garante o rompimento de uma união de sofrimento

A Câmara dos Deputados do Distrito Federal aprovou no dia 27 de março, proposta que permite divórcio e anulação de união estável imediatamente, o projeto segue para o senado, o texto altera a Lei Maria da Penha. Se for aprovada, a lei dará as mulheres a tão sonhada liberdade sem transtornos e anos de espera.

Ler mais…

Senadora cria Projeto de Lei para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), criou o Projeto de Lei 1.237/2019 que dispõe sobre a instalação de comissões de negociação sobre anuidade escolar. O PL tem como objetivo melhorar e flexibilizar a negociação entre contratantes e instituições de ensino, gerando assim a democratização do acesso ao ensino superior.  A medida é uma forma de aperfeiçoar a legislação vigente, Lei nº 9.870/1999, que determina o valor das anuidades e semestralidades, seja fechado durante o ato da matrícula dos estudantes em suas respectivas instituições.

Ler mais…

Passe livre: proposta que altera concessão do serviço gera discussão no DF

No Distrito Federal (DF), cerca de 220 mil estudantes se beneficiam do Passe Livre Estudantil (PLE), segundo dados da Secretaria de Mobilidade do DF. Entretanto, a proposta apresentada à Câmara Legislativa do DF (CLDF), pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), pretende alterar a concessão da gratuidade.

Ler mais…

Jornalista pode ter direito a seguro de vida por atuar em situações de risco

Projeto de Lei que visa conceder aos jornalistas segurança em situações de riscos e que atuam diretamente na cobertura de eventos públicos foi apresentado no senado pelo relator Valdir Raupp. A ideia inicial era um aumento de 10% ao salário como adicional de periculosidade, mas o resultado final apresentado foi um seguro de vida com grande foco em acidentes pessoais.

Ler mais…

 

O que esperam os moradores do Recanto após as Eleições 2018?

Com o término das eleições 2018, os moradores do Recanto das Emas estão otimistas com os resultados e esperam que seus representantes na Câmara dos Deputados façam jus aos votos que receberam na região administrativa.

Ler mais… 

 

Fake News: A grande protagonista das eleições

Um dos temas mais comentados nesse período de eleições na mídia em geral são as Fake News. Elas têm tomado grandes proporções e enganado muitas pessoas, principalmente através das redes sociais. Esse fenômeno tem acontecido no mundo todo, e no Brasil não seria diferente.

Ler mais…

 

 

Crise Política e Econômica leva milhares de brasileiros a buscarem outros países para viver

A crise política e econômica no Brasil tem levado milhares de brasileiros a fazerem as malas e tentarem a sorte em outros países. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em 17/06, apontou que 43% da população brasileira desejam sair ou ir embora do país, ou seja, cerca de 70 milhões de pessoas têm tomado essa decisão. Estados Unidos, Paraguai, Japão, Reino Unido e Portugal são os destinos mais procurados pelos imigrantes como alternativas de irem à busca de realização pessoal e profissional.

Ler mais…

Corrupção no Brasil desmotiva eleitor a votar

A menos de uma semana para o 1° turno das eleições 2018, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em parceria com o Ibope revela que 59% dos brasileiros não sabem em quem votar ou vão anular o voto na eleição. O motivo que a população mais aponta é devido à corrupção de políticos e partidos envolvidos em atos ilícitos de propina e desvio de verbas públicas.

Ler mais…