Se você acredita que os drones são tecnologias avançadas inventadas recentemente, pode estar enganado. Na verdade, os drones foram idealizados um pouco antes do período da primeira guerra mundial e sofreram adaptações até se transformarem nos modelos que temos hoje.
Mas, o que são drones?
Os drones, ou aeronaves não tripuladas – como são denominados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), são veículos aéreos controlados remotamente. Eles foram criados, inicialmente, para fins militares – o intuito era espionar a tropa inimiga e realizar ataques que não poderiam ser executados por soldados.
Há registros que datam o uso de drones nos anos 1849, outros afirmam que os primeiros protótipos foram idealizados no início do século XX, mas foi somente em 1977 que o engenheiro espacial Abe Karem conseguiu transformar o drone em uma tecnologia viável e acessível.
Com o fim da segunda guerra, a fabricação de drones foi incentivada pelo início da guerra fria, cuja disputa foi marcada por avanços tecnológicos e bélicos, não territoriais. Após anos de evolução, os drones começaram a ser projetados para executar novas funções, de acordo com a necessidade da sociedade, como mostra o vídeo a seguir:
Esse equipamento está apresentando várias funcionalidades e utilidades para facilitar os processos humanos em diversas áreas. O FocaCast desta semana apresenta a utilização de drones no Brasil e a importância para melhorias na sociedade, onde destaca o papel que ele está ocupando na evolução e adaptação humana às ferramentas digitais. Acompanhe!
Por: Alexsander Abreu, Bruno César, Bruno Silva, Guilherme Nascimento, Maria Eduarda de Araújo, Wal Maia, Weslenny Oliveira
Deixe um comentário