A importância do auto cuidado

O auto cuidado é sempre importante, principalmente quando envolve nossa saúde. No Brasil, existem milhares de campanhas para conscientizar a população a se cuidar, falaremos sobre duas importante hoje. O mês de outubro é conhecido mundialmente desde os anos 90, como o mês relacionado a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Proporcionando maior acesso para os serviços de diagnósticos e contribuindo para a redução da mortalidade. Nesse mês, no Brasil, pontos turísticos, serviços de transportes públicos e prédios ficam com a mensagem importante do tipo: “Faça o autoexame”, é importante conscientizar as mulheres de 40 a 69 anos a fazerem a mamografia anualmente, mas também pode ser feito o toque, em casa, de frente ao espelho, no banho ou deitada, para sentir se há algo errado com sua mama. Lembrando que, o autoexame não substitui o exame médico.

Em Brasília, um projeto foi criado no Hospital de Base, um banco de perucas, onde pessoas doam cabelos para fabricação de perucas para pacientes em tratamento de câncer, é uma iniciativa muito bonita, onde ajuda mulheres a terem sua autoestima de volta, que pode ficar um pouco abalada por conta do tratamento.  A iniciativa partiu do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (IGESDF) e da Rede Brasileira de Mulheres de Combate ao Câncer, e contou com o apoio da Primeira Dama Mayara Noronha do Distrito Federal e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A campanha de prevenção Novembro Azul, traz a importância da prevenção do câncer de próstata, apesar da campanha ter começado no Brasil mais centrada para esse assunto, ela foi ampliada para chamar atenção aos cuidados da saúde masculina em geral. Sabemos que para os homens existem paradigmas de que não precisam ir em centros de saúde e se cuidar, a campanha é importante para essa quebra de paradigma. A campanha é para a prevenção de doenças, mas também para que os homens tenham consciência que ir a serviços de saúde é importante e não a nada de mais nisso.

Novembro Azul é uma campanha para promover o diálogo diante do preconceito que envolve a próstata (principalmente relacionado ao toque retal). Afinal a saúde deve estar acima de tudo. Portanto, faça inspeções preventivas regularmente.

O hábito dos homens irem ao médico não é muito recorrente, mas devemos mudar isso, para o diagnóstico precoce, e não é vergonha nenhuma se cuidar. Por outro lado, as mulheres já tem mais esse cuidado, porém não devemos esquecer e sempre participar das campanhas do outubro rosa. Vem com a gente saber mais sobre o autocuidado e autoexame para evitar o câncer de próstata e de mama.

Conheça alguns aplicativos que podem te auxiliar na prevenção do câncer de mama:

Wecancer: trata-se de um aplicativo que auxilia pacientes em seu cotidiano. Foi desenhado tendo como base as melhores evidências científicas que comprovam que tecnologia e assistência combinados podem proporcionar mais qualidade de vida e cuidado para você que está na luta contra o câncer.

MAMAtch: com este aplicativo o usuário pode encontrar pessoas que têm ou já tiveram a doença, ONGs de referência no assunto e inclusive médicos para criar uma rede de troca de informações.

Tummi: auxílio, monitoramento e controle do tratamento.

Alguns cuidados podem ser tomados na prevenção do câncer de próstata dentre eles: evitar o abuso de substâncias como o álcool e o cigarro, adotar a prática de exercícios físicos, ser adepto de uma alimentação saudável e evitar a automedicação.

Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor caminho e pode salvar uma vida.

Por: Gabriel Pereira de Souza, Thaís Lima de Carvalho, Kátia Mayara da Silva Mendes, Aline Raspante de Souza, Priscilla Rodrigues Dantas de Brito, Rodrigo Pires Fontana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: