Há alguns anos não era possível imaginar que profissionais pudessem ser formados à distância, não é mesmo? Hoje trouxemos uma análise sobre como isso aconteceu e as ferramentas mais utilizadas atualmente.Confira!
A evolução da ciência e tecnologia trouxe diversas melhorias para a sociedade e, a partir disso, novas formas de ensino passaram a ser discutidas nos últimos anos. Com a chegada da pandemia da Covid-19, a implantação desse modelo de aprendizagem teve que ser acelerada, levando instituições de ensino, públicas e privadas, ao processo de adaptação a essa realidade a fim de não interromper as atividades acadêmicas.
Uma das primeiras plataformas de sucesso a possibilitar videoconferência foi o MSN. Considerado inovador para a sua época, foi criado em 1999 e possibilitou chamadas em áudio e vídeo aos seus usuários. Porém, a Microsoft o substituiu pelo Skype em 2013 – aplicativo em funcionamento até hoje com funcionalidades mais sofisticadas.
Para realização de aulas on-line no momento atual, algumas ferramentas têm se destacado com mecanismos que ajudam a enriquecer o conteúdo aplicado. Google Meet, Zoom e Teams são alguns desses exemplos, pois possibilitam salas virtuais com compartilhamento e armazenamento de conteúdo.
O Microsoft Teams também sido adotado como ferramenta de aula e trabalho, como acontece em alguns órgãos e Instituições de Ensino Superior, como a Estácio, que atua em 23 estados e no Distrito Federal com mais de 500 mil alunos em cerca de 90 Unidades.
Por: Alexsander Abreu, Bruno Cesar, Bruno Silva, Guilherme Nascimento, Maria Eduarda de Araújo, Wal Maia, Weslenny Oliveira
Deixe um comentário