A aplicabilidade das ferramentas de videoconferência no ensino remoto durante a pandemia

Há alguns anos não era possível imaginar que profissionais pudessem ser formados à distância, não é mesmo? Hoje trouxemos uma análise sobre como isso aconteceu e as ferramentas mais utilizadas atualmente.Confira!

A evolução da ciência e tecnologia trouxe diversas melhorias para a sociedade e, a partir disso, novas formas de ensino passaram a ser discutidas nos últimos anos. Com a chegada da pandemia da Covid-19, a implantação desse modelo de aprendizagem teve que ser acelerada, levando instituições de ensino, públicas e privadas, ao processo de adaptação a essa realidade a fim de não interromper as atividades acadêmicas.

Uma das primeiras plataformas de sucesso a possibilitar videoconferência foi o MSN. Considerado inovador para a sua época, foi criado em 1999 e possibilitou chamadas em áudio e vídeo aos seus usuários. Porém, a Microsoft o substituiu pelo Skype em 2013 – aplicativo em funcionamento até hoje com funcionalidades mais sofisticadas.

Para realização de aulas on-line no momento atual, algumas ferramentas têm se destacado com mecanismos que ajudam a enriquecer o conteúdo aplicado. Google Meet, Zoom e Teams são alguns desses exemplos, pois possibilitam salas virtuais com compartilhamento e armazenamento de conteúdo.

O Microsoft Teams também sido adotado como ferramenta de aula e trabalho, como acontece em alguns órgãos e Instituições de Ensino Superior, como a Estácio, que atua em 23 estados e no Distrito Federal com mais de 500 mil alunos em cerca de 90 Unidades.

Por: Alexsander Abreu, Bruno Cesar, Bruno Silva, Guilherme Nascimento, Maria Eduarda de Araújo, Wal Maia, Weslenny Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: