Vida Digital: A internet não é um ambiente sem lei!

Existem regras para viver socialmente e online.

É impossível pensar na vida moderna desconectada, hoje as pessoas se beneficiam das possibilidades oriundas desse novo modelo de sociedade digital, há infinitas possibilidades e uma delas é a conexão entre cidadãos do mundo todo. Apesar de alguns malefícios causados pelo seu uso excessivo, principalmente para saúde mental, ter acesso a vida digital é fundamental para nos mantermos ativos tecnologicamente.

A tecnologia trouxe enormes benefícios ao mundo num espaço de tempo muito curto. “A vida digital precisar existir para ajudar a vida analógica, a internet tem seu próprio tempo e quem a utiliza entra neste tempo. Por isso as possibilidades da tecnologia deveriam estar abertas a todos” explica o Psicólogos Rafael Ribeiro.

No filme da Netflix “Rede do Ódio” remete a história de um rapaz que alimenta o ressentimento. Assim, ele consegue um emprego na agência de relações públicas, denominada como gabinete de ódio onde os clientes contratam para destruir os concorrentes com a desinformação, mentiras, arruinar reputações, etc., que não foge muita da realidade.

Quantas pessoas no mundo tem o objetivo de espalhar o ódio “gratuito”, pelo o simples fato de não concordar com os posicionamentos, pelas postagens de um artista ou anônimo, por uma pessoa expor os seus pensamentos, pela religião ou por sua opção sexual. Muitos sentem prazer de “jorrar veneno”, com a justificativa de estar defendendo sua verdade.

A internet quando usada de maneira correta, ela tem o poder de transformação. “Hoje existe o tribunal da internet que julgam todos a todo momento, agora chamado de cancelamento, muitas vezes os usuários não sabem nem o que aconteceu, mas estão prontos para o julgamento. Afinal que motivos levam alguém a ser cancelado? A cultura do cancelamento funciona mesmo? De onde surgiu o cancelamento? Ninguém sabe responder mas sabemos julgar.”, completou o Psicólogo.

Exemplo disso, a compositora e cantora Luísa Sonsa foi vítima de receber ataques após assumir o novo relacionamento, depois do divórcio com o comediante Whinderson Nunes. A cantora foi massacrada pelos internautas, que refletiu na reprovação dos novos lançamentos. Porém, é uma realidade que se repete com muita freqüência.

“Ofender ou prejudicar outra pessoa na internet é crime!”, explica o advogado Jefferson Cadolli, ao falar do Ciberbullying.  “Essas praticas podem acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação” completou.

Além disso, os ataques homofóbicos, racistas e gordofóbicos continuam os primeiros no ranking do ódio gratuito, afetando a saúde mental dos que sofrem diariamente com eles, como a depressão, suicídio e os transtornos alimentares que estão ligados diretamente com à vida on-line.

A internet não é mais uma terra sem lei, sem respeito. É um espaço que possibilita a evolução do ser humano, que traz a liberdade de expressão cultural, entre outras, que disponibilizar a quebra de barreiras/ fronteiras de pensamentos pré estabelecidos. “Existem leis na internet é bom que todos tenham está consciência, somente assim todos os usuários poderão aproveitar as oportunidades que o ambiente digital trás”, diz o advogado.

Confira no focast de hoje: A mudança no nosso comportamento após a era digital, com ênfase no cenário pandêmico em que estamos vivendo.

A seguir as transformações tecnológicas com a chegada dos aplicativos.

Por : Bruna Miranda, Letícia Viana, Lilian Mendes, Lucas Martins, Maria Luísa Pedrosa, Matheus Alves, Marcely Alvarenga,Vinicius Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: