Quatro dicas para se manter seguro na internet

Nosso Foquito foi diretamente para as terras do Super Mário para te dar dicas importantíssimas de como se manter seguro na internet! A vida digital pode ser perigosa, por isso é preciso tomar o máximo de cuidado dentro do ciberespaço. 

Pensando nisso, trouxemos 4 maneiras preciosas para você

A primeira é sobre nuvens seguras. O armazenamento em nuvens é muito utilizado para poupar espaço na memória de celulares, computadores ou apenas para manter fotos, vídeos, documentos guardados em um só lugar, trazendo praticidade ao usuário com a vantagem de ser acessado em qualquer página da internet. Porém, não é a melhor opção, caso você esteja preocupado com a segurança dos seus dados, já que os hackers facilmente podem pegar uma senha ou apenas tirar vantagem da fragilidade do sistema. Sendo assim, a melhor forma de manter seus dados seguros com sistema de nuvens é usando um programa de criptografia, que cria uma pasta em seu computador, para armazenar os arquivos que são automaticamente criptografados. Posteriormente, podem ser enviados para a nuvem. Um exemplo de programa de criptografia gratuito é o Boxcryptor.

Segunda dica: como manter seus aparelhos portáteis seguros? Os HDs removíveis  e os pen drives são fáceis de usar e lhe dão acesso a dados na hora que você quiser. Porém, tudo tem uma desvantagem.  O que é fácil para você, também se torna fácil para os invasores. Por isso uma ótima forma de tornar seguro é criptografando não só seu pen drive, como seu celular e todos os seus dispositivos que podem se perder facilmente. Para fazer isso, use a função que já vem no sistema operacional. Em aparelhos Android procure nas configurações na parte de “segurança”, já no IOS, vá para as configurações e busque por “Senhas”.

Ouça o primeiro episódio do nosso podcast sobre vida digital

Apresentação Maria Luísa Pedrosa 

Na terceira dica, vamos falar sobre segurança na troca de mensagens através de aplicativos, que são  usados atualmente pela sua praticidade e facilidade de uso. Mas nem sempre são totalmente seguros e devemos estar atentos sobre o seu sistema de segurança de dados.  Uma ótima maneira de se proteger é usar aplicativos que codificam as mensagens automaticamente, assim se alguém tiver acesso às suas mensagens, verá apenas um monte de caracteres que precisarão de muito tempo para serem decifrados. Exemplos de aplicativos que já tem esse sistema de segurança ativado são Facebook, Messenger, WhatsApp e Telegram.

As transformações na vida digital

As mudanças no ambiente digital e os impactos em um cenário tão novo.

A quarta e última dica do nosso Foquito pode parecer boba, mas é de extrema importância salientar: torne suas senhas mais seguras, usando letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres. Não use a mesma senha para todas as redes sociais e  aplicativos instalados no seu celular; evite senhas com sua data de nascimento, nome ou sequências numéricas, como por exemplo 1,2,3,4,5. Tente mudar suas senhas com frequência, assim fica muito mais difícil ser hackeado.

Por: Bruna Miranda, Letícia Viana, Lilian Mendes, Lucas Martins, Maria Luísa Pedrosa, Matheus Alves, Vinicius Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: