Os novos espaços gerados pela internet apresentam e trazem consigo novos conceitos, como o de ciberdemocracia (democracia virtual), que permite ao cidadão participar de debates públicos. O uso dessas novas tecnologias por meio da sociedade civil é de extrema importância para levantar debates sobre vida social, econômica, científica e política que são discutidas através dos caminhos que a internet proporciona.
Os avanços tecnológicos mostram que essas novas tecnologias transformam significativamente o panorama das modernas sociedades democráticas. E afetam não somente o modo substancial das relações sociais, mas também o funcionamento das atuais instituições e estruturas políticas.
A ciberdemocracia consiste na criação de processos e mecanismos de discussão, através de diálogos entre o cidadão e o Estado, que permitem gerar uma política de decisões. Além disso, a participação popular se torna mais real em termos práticos
Paralelamente, uma das discussões mais centrais na atualidade reside em saber o verdadeiro papel das novas mídias como agente de democratização. Pesquisas apontam que ciberdemocracia é, portanto, um conceito baseado na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas sem uma definição específica.
Para se referir aos espaços onde são possíveis debates em torno de questões públicas em websites, como o portal e-democracia da Câmara dos Deputados ou e-cidadania do Senado Federal.
A revitalização da democracia
Com o surgimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente a internet, muitas são as discussões acerca da revitalização da democracia. A democracia surgiu na Grécia Antiga e, desde então, vem ganhando novas configurações com o passar dos anos de modo que, não se pode dizer que a democracia contemporânea seja a mesma de anos atrás.
Ciberdemocracia
Nesta época tão polarizada, a internet não viria no sentido de prejudicar a democracia, mas também não seria responsável por uma revolução em termos de compreensão desta forma de governo. Com isso, podemos compreender que muitos debates só se concretizam por causa do advento desta modalidade de comunicação.
Vivemos uma época em que as novas tecnologias estão reinventando o fazer democrático, com o surgimento de novas e eficazes ferramentas de participação popular, inclusive no que diz respeito a possibilidade de o cidadão colaborar com o Poder Público e acompanhar suas ações, com a transparência sem precedentes proporcionada, sobretudo, pela internet.
Por: Elana fabricia, Larissa oliveira, Walquíria Jorge e Thayse Faustino
Deixe um comentário