Portais educacionais facilitam o atendimento das instituições

Nas plataformas os estudantes podem acessar os principais conteúdos e tirar dúvidas

imagem

Por: Camila Melo, Tainá Sousa e Wenderson dos Santos

Instituições educacionais de ensino superior do Distrito Federal têm investido forte em plataformas virtuais e aplicativos para otimizar o atendimento aos estudantes e professores.

As ferramentas funcionam como uma espécie de secretaria online, em que se pode ter acesso a notas, frequência, matrículas, boletos, grade curricular e horários das aulas, além de ser utilizada também para disponibilização dos conteúdos de disciplinas online e presenciais.

Pesquisa realizada pelo Foca News apontou que 80% dos estudantes confirmam que os portais das instituições atendem às necessidades educacionais. Ainda de acordo com os dados, 52% dos universitários dizem que a usabilidade e interação da plataforma podem melhorar. Ao serem questionados sobre quais as dificuldades encontradas para acessar os portais, a maioria respondeu que eles travam constantemente, faltam avisos e notificações, faltam informações sobre o funcionamento do canal para as disciplinas online, necessitam de  melhoraria na interatividade, além de ter uma usabilidade ruim quando acessados pelo celular.

Design sem nome (1)

 

Segundo a especialista de sistema da informação, Nadielle Rocha Miranda, os portais servem como guia para trazer uma agilidade no atendimento das unidades de ensino e facilitar a vida acadêmica do estudante. “Uma técnica que eu já apliquei em uma instituição, foi criar um portal unificado para que fique transparente para o aluno. Ele acha que está em um único sistema, mas é que a gente coloca os botões e menus, onde ele pode navegar de forma fácil e simples”, explica Nadielle.

Relatos de estudantes

Hittalo Gomes, 24 anos, estudante de Radiologia na Faculdade JK diz que os aplicativos oferecem algumas vantagens em relação aos conteúdos ali inseridos e de fácil acesso. “Em relação às matérias online são boas mas ainda precisamos se adaptar a essa nova didática, não é todo mundo que consegue interpretar e fazer o que está lá, apesar do crescimento de matérias online eu ainda sou fã do velho quadro. Porém, a metodologia dos aplicativos vem evoluindo e sendo mais adaptativa”, aponta Hittalo

A estudante de Medicina Veterinária  no Uniceplac, Marisa Pontes, 23 anos, afirmou que os sistemas auxiliam bastante no acesso às notas, faltas e solicitação de alguns documentos, evitando enfrentar fila nos atendimentos presenciais. “Em época de fechamento de notas, o portal dificilmente suporta o grande número de acesso, esse é o maior problema que vejo”, completou Marisa.

Bruna Lopes, 23 anos estudante de RH Estácio disse que o aplicativo contribui nos processos diários, mas ainda precisa ser aprimorado. “Nem tudo consigo acessar por ele, trava bastante, espero que melhore” finaliza Bruna.

A maioria dos universitários possuem dificuldades com os portais


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s