Esporte de contato: mulheres encaram jogos de futebol americano

O primeiro time de Brasília, mostra que não existe sexo frágil.

LRM_EXPORT_17098235339155_20191005_203216073(jogadores cantando o Hino Nacional)   Foto:Natália Mota

Por: Natália Mota

Fundada em fevereiro de 2016, o Brasília Pilots é a primeira equipe feminina de futebol americano de Brasília. Um jogo de contato, coletividade, quebrando as barreiras, o esporte não é muito valorizado na capital, o grande objetivo do time, além de tornar campeão Brasileiro, é conseguir semear o esporte na região, alcançando escolas e se tornar uma associação autossustentável.

Entrada do time Brasília Pilots em campo:

 

A diretora desportiva do time, Raquel Araújo cita que o reconhecimento dentro do esporte e na mídia é essencial para o encontro de patrocinadores. “O apoio ao esporte que não seja futebol ainda é pequeno, sendo feminino, aí é menor ainda” afirma. Um dos problemas que enfrentam atualmente é por conta da distância entre as regiões do país, assim o time acaba enfrentando perrengues com a locomoção. O adversário mais próximo do time, que está há 3 anos na liga Brasileira, fica há 1000km de distância. “As longas viagens acabam sendo bem desgastantes, fazemos bate e volta de ônibus. Em 2017 e nesse ano, conseguimos usar o Compete Brasília, que é um programa do governo que paga o transporte dos atletas às competições, mas quando não conseguimos temos que arcar com o próprio bolso” ressalta .

Thalia Soares, que conheceu o time através de uma seleção postada pelo head coach (treinador do time), em uma rede social, afirma que o preconceito como time é muito comum. “Eu particularmente nunca sofri preconceito, mas vejo comentários machistas em posts sobre o FA feminino o tempo todo. É triste”, disse a jogadora.

Thalia conta ao Foca News que seu desejo é ganhar nos jogos, ter mais reconhecimento e jogar na seleção brasileira, e ainda, fala dos desafios para alcançar esses objetivos. “É, no mínimo, desafiador, você aprende a ter mais responsabilidade e cresce como pessoa. Desafios como mostrar que uma mulher pode ter força e pode praticar esportes violentos”, completa

Tratorzinho, apelido da atleta do Brasília Pilots, Isadora Assis, fala das dificuldades como jogadora. “Os meus maiores desafios são em campo mesmo, quando erro alguma jogada, quando não consigo quebrar um tackle isso me faz querer melhorar e treinar ainda mais”, relata a jovem que já participou de um time masculino de futebol americano o Leões, decidiu trocar de time, e ir para uma equipe feminina.

Sobre a experiência no novo time, Isadora declara: “Participar de um time de FA eu sempre digo que mudou minha vida, a disciplina que o esporte traz até mesmo fora do campo é incrível, a responsabilidade, a força de vontade”.

Por se tratar de um esporte pela prática masculina, Isadora mostra que esse paradigma vem sendo é quebrado. “Eu treino muito duro para quebrar essa barreira que ainda temos que mulher é fraca, que é esportes masculino e treinamos muito para provar em campo que essas pessoas estão errada, que mulher é forte sim e não existe esporte masculino o que existe é esporte”, conclui.

A torcedora Flávia Lima, de 42 anos diz que é uma ótima programação para o fim de semana. “Gosto muito de acompanhar os jogos, é uma emoção a cada lance, as meninas jogam muito” afirma.

WhatsApp Image 2019-10-06 at 19.15.23

Equipamentos

Um atleta gasta de 1.500 a 3.000 reais, dependendo do estado de conservação do equipamento, se quiser comprar novo ou usado.

LRM_EXPORT_17351696467858_20191005_203629534(treinamento antes do jogo)        Foto:Natália Mota

Os principais benefícios da prática do futebol americano:

  • Auxilia no emagrecimento, pois o corpo trabalha em conjunto elevando o gasto calórico, e acelerando o metabolismo, podendo perder em média 250 calorias a cada 30 minutos praticados.
  • O aumento da massa muscular, causando o crescimento e multiplicação das fibras musculares e desenvolvimento dos músculos, tornando-os mais fortes e resultando no ganho de massa muscular.
  • A Diminuição das chances de estresse e depressão, a liberação de hormônios que trazem o bem-estar, como endorfina e serotonina, praticar esse esporte  traz benefícios por estimular o espírito de equipe e trabalho em grupo. Acaba sendo um excelente aliado para prevenção da ansiedade e depressão.

Lesões

Por ser um esporte que requer um condicionamento físico e musculatura resistente, é necessário um acompanhamento nutricional e fisioterápico, afim de evitar lesões nos atletas. As principais lesões que podem acontecer são: traumas por conta de ser um esporte com muito contato físico, lesões no músculos e ossos, causadas pelo impacto entre pessoas; contusões, fraturas, hemorragias e desgaste das articulações. “Felizmente o Brasília Pilots tem apoio nessas 3 vertentes e nossas atletas tem academia, fisioterapia e nutricionista”, conta diretora desportiva do time, Raquel Araújo.

                        Fisioterapeuta falando sobre as lesões e tempo de recuperação

Após uma lesão, o procedimento que deve ser feito é colocar gelo no local e procurar o médico. Segundo a fisioterapeuta Karolina Bergamo, o tratamento após a lesão  consiste em  fisioterapia convencional que são os exercícios e a eletroterapia, para analgesia local e acelerar o procedimento de cicatrização. Existem técnicas da fisioterapia que podem ser usadas para atendimento primário são elas: o uso de kinesio tape, que é uma bandagem elástica e osteopatia que é o cuidado primário;  e  uma série de recursos com exercícios feito por profissionais, a quantidade de sessões é relativa e depende da gravidade do traumatismo.

Conhecendo como o futebol americano funciona

Com quatro quartos de 15 minutos, disputado com 11 jogadores em cada time, se movimentando em campo, o objetivo é conquistar o território adversário. O ataque deve derrubar o outro time e a defesa realizar o bloqueio, avançando o maior número de jardas possíveis.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s