Jovens vivenciam rotina de deputados durante uma semana

Além de compreender a prática parlamentar, os alunos participam de debates sociais, criam leis e formam a sua cidadania”

parlam 1
Foto: Yasmin Ramos

Por Lisandra Nascimento, Matheus Dourado e Yasmin Ramos

Entre os dias 23 e 27 de setembro, estudantes do ensino médio de todo o Brasil tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina do Legislativo Brasileiro, por meio da 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Os 78 participantes do programa tornaram-se deputados federais e debateram questões de relevância social. O projeto de educação, realizado anualmente, é uma iniciativa da Câmara dos Deputados.

Criado em 2003, o PJB tem como foco a transmissão da realidade do trabalho de parlamentares. Durante a jornada legislativa, os participantes formam partidos políticos, tomam posse como deputados jovens, elegem a Mesa Diretora dos trabalhos do Parlamento, analisam as propostas de lei – elaboradas pelos próprios estudantes – relatam, debatem e votam todos os projetos em comissões e em plenário.

parlm 2
Foto: Yasmin Ramos

De acordo com o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), responsável pela organização do evento, os principais objetivos do programa são a preparação dos integrantes para o exercício da cidadania e o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O programa incentiva o protagonismo, a colaboração e o interesse por questões da coletividade. Além disso, trabalha uma série de competências como liderança, análise e proposição de soluções para problemas, argumentação, empatia, expressão oral e escrita. E o mais importante: o reconhecimento do valor da participação política. Tudo isso é um legado que os participantes levarão, a partir de agora, para toda a vida,” explica o Cefor.

 Processo Seletivo

Para participar do PJB cada acadêmico elaborou um projeto de lei. Os PLs foram encaminhados à Câmara dos Deputados e pré-selecionados – para futura votação durante o encontro. Após a pré-seleção, o órgão escolheu os deputados jovens que estão representando todos os estados do país.

Outro requisito é que o jovem deve possuir entre 16 e 23 anos, estar matriculado e frequentar regularmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares; a inclusão de aluno do ensino técnico integrado ou da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também é válida.

parlm 3
Foto: Yasmin Ramos

“As inscrições para o processo seletivo costumam ser abertas no mês de março de cada ano, a realização das jornadas em setembro e outubro”, informa o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento.

Participantes

Jesiel Soares, representante do Distrito Federal, é o primeiro aluno da rede pública de ensino a participar do parlamento – ele integra o corpo estudantil do Centro de Ensino Médio Setor Leste –, sua proposta de lei foi reconhecer a atuação de Benjamin Constant como um dos fundadores da República. O estudante afirmou que evento é batente significativo para a formação . “O PJB impacta diretamente na nossa formação como cidadão. A partir desta experiência passamos a compreender o processo legislativo”, afirma.

Segundo o acadêmico, o Parlamento Jovem Brasileiro oferece direcionamentos que auxiliam, por exemplo, na escolha de candidatos. “Conseguimos entender agora como funcionam as ideologias, sabemos distinguir esquerda de direita e definir quais são os nossos ideais”, diz.

Mariana Nunes, aluna do colégio Sementes do Saber, representou o estado da Bahia. A estudante avaliou a interação com outras culturas do país, proporcionada pela jornada legislativa, como uma oportunidade enriquecedora:

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s