O briefing é a engrenagem da comunicação

Com muita dinâmica e movimento, a oficina apontou a curiosidade como guia para um bom trabalho de comunicação

ftRoberta Cavalcante — Foto: Jonas Araújo

Por Willian Rodrigues

Curiosidade. Esse foi um dos temas centrais da Semana de Comunicação oferecida pelo Centro Universitário Estácio de Brasília. Desde a abertura, essa tem sido a tônica recorrente entre palestrantes e professores instigando os alunos do curso de comunicação a refletirem sobre a importância da curiosidade na vida profissional de jornalistas e publicitários.

Com a Oficina de Briefing, ministrada na última terça-feira (24) pela publicitária Roberta Cavalcante, não foi diferente. Diretora de atendimento da agência Zuni e com experiência de mais de 10 anos com comunicação, ela trouxe uma abordagem lúdica com post-its, aliando a teoria a uma dinâmica em que colocou todos os presentes para se mexerem e pensarem sobre a montagem de um Briefing.

Por meio de um caso real, ela pôde demonstrar, na prática, o resultado de uma má avaliação. “O briefing é basicamente uma engrenagem. Se estiver solta, não funciona. Se estiver tudo bem encaixado, irá entregar um bom trabalho”, apontou Roberta.

O resultado do trabalho foi bem recebido pelos participantes. Segundo a aluna do curso de jornalismo, Lidieth Sanchez, a oficina contribuiu muito em sua formação. “Mudou bastante a minha opinião. Eu aprendi a ser curiosa e não passar informações sem questionar”.

Roberta Cavalcante destacou a curiosidade como  parte do perfil do comunicador. “Sou uma curiosa. Nessa profissão, quem mexe com informação e com comunicação tem que ser curioso. É um caminho sem volta!”, afirmou. “Não passe para frente a informação sem entendê-la. Pergunte, tire dúvidas. Ás vezes as respostas estão nas entrelinhas, e a curiosidade é que vai trazer essas dúvidas e suposições para superfície”, concluiu a publicitária.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s