A oficina trouxe para os alunos um debate sobre a importância de uma assessoria integrada
Por: Bruna Ferreira, Gabriel Ellan Lobato, Letícia Christie, Samara Vigna
Na última quarta-feira (25), o Centro Universitário Estácio de Brasília recebeu, durante a Semana da Comunicação, a oficina de Assessoria de Comunicação Integrada. Ministrada pela jornalista Irene Elias Simões, a proposta da atividade foi tratar da marca e reputação de empresas, com dicas de como gerenciar crises e fatores ligados à gestão da comunicação.
A palestrante falou sobre a importância de se ter, em situações de crise, um porta-voz da entidade preparado para conceder entrevista. De acordo com Simões, no caso de não existir alguém apto, fazer o pronunciamento por meio de nota se torna a melhor opção.”É importante lembrar que hoje tudo é público, o profissional deve ser especializado, saber lidar com possíveis crises e utilizar uma linguagem de igual para igual”, destacou a jornalista.
Irene ressalta que existem falhas nos sistemas de empresas que acabam facilitando o vazamento de dados sigilosos e expondo os usuários, o que gera uma quebra de confiança. A jornalista trouxe para os alunos, alguns temas que são sensíveis e que podem causar uma possível situação negativa:
Como debate, foram apresentadas matérias que veicularam nas grandes mídias sobre casos de vazamento de dados, como o do Facebook, que foram divulgados 540 milhões de dados de usuários; do Colégio Bandeirantes, onde um aluno da escola divulgou fichas de anotações e comentários de professores sobre estudantes da instituição, os comentários foram realizados entre os anos de 2007 e 2012.
Ao final, foi realizado exercício em grupo, onde os alunos presentes formaram grupos e tiveram que debater sobre uma matéria entregue a eles. Em seguida, se apresentaram como se fossem assessores e explicaram como agiriam na determinada situação.
Irene Elias Simões atua há 15 anos em assessoria de comunicação e atualmente é gerente de comunicação e marketing do Marista Centro-Norte, possui especialização em Comunicação, Cultura e Marketing Integrado. Irene conversou com o FocaNews sobre a importância de instituições oferecerem oficinas sobre assessoria de comunicação:
A jornalista aproveita e dá dicas de como agir na hora de assessorar em situação de crise. Confira:
Deixe um comentário