Educomunicação é tema de oficina na Estácio

Alunos debatem a importância do envolvimento da comunidade em projetos e a contribuição para a sociedade.

WhatsApp Image 2019-09-24 at 22.29.05Foto: Cynthia Araújo  (Dr. Joadir Foresti, na oficina de educomunicação)

Por Anderson Souza, Cynthia , Natália Mota e Sara Pereira

Durante a Semana de Comunicação, nesta terça (24), no turno matutino, o Centro Universitário Estácio Brasília propiciou aos alunos de jornalismo e publicidade a oficina de educomunicação. Ministrada pelo doutor em comunicação e cultura, Joadir Foresti, e com uma dinâmica diferente, a atividade possibilitou a participação de todos, abrindo espaço para debates e exemplos práticos do dia-a-dia.

O que é educomunicação?

 É valorizar o processo de mobilização e construção de algo, com a participação ativa da comunidade. De acordo com Foresti, um dos trabalhos da educomunicação é ajudar as pessoas a entender como compartilhar arquivos, as questões de segurança em aplicativos, compreender como funciona as leis na internet.

Para Joadir, desse trabalho educomunicativo nasce a necessidade de uma alfabetização midiática para ajudar a comunidade a conhecer os termos que é usado na internet, e saber como deve portar nas redes. “Um desafio da educomunicação é como a comunicação deve contribuir para a democratização da sociedade”, descatou Foresti.

O estudante Bruno Silva, aluno do quinto semestre de jornalismo, avaliou como positiva a oficina. “A educomunicação é uma forma de educar por meio das mídias. E o profissional de jornalismo pode estar inserido através do contato com a mídia”, destacou Bruno de seu aprendizado.

Cássio Miranda, estudante do oitavo semestre de jornalismo, também gostou da experiência de aprendizagem.  “Trouxe para mim uma visão melhor do que é trabalhar a educomunicação, de que os atores sociais precisam estar envolvidos na produção. Não pode ser algo pensado somente no fim, as pessoas precisam estar envolvidas desde o início do projeto, para que de fato seja educomunicação”, relatou.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s