Estácio inicia a Semana de Comunicação 2019 com o pé direito

Contando com profissionais de renome e dinâmica voltada para a vivência profissional, o Centro Universitário começou, nesta segunda, a 12ª Semana de Comunicação

ggjjkk
Abertura da Semana de Comunicação — Foto: David Jordan / @jordandavz

Por Arthur de Souza, Camila Melo, Edimara Santos, Tainá Sousa e Willian Rodrigues

Com o tema “Para onde caminha a humanidade? E o jornalismo? E a publicidade?” o Centro Universitário Estácio de Brasília iniciou, nesta segunda (23), a Semana Acadêmica dos cursos de Comunicação Social. O evento, que acontece nos turnos matutino e noturno, tem como objetivo aproximar os estudantes da prática e da vivência profissional por meio de oficinas sobre diversos temas, como jogos, escrita criativa e radiojornalismo. Além dessa experiência, os universitários terão oportunidade de conhecer diversos profissionais conceituados do mercado de comunicação e fazer network com alunos dos demais cursos e turmas.

A abertura foi realizada com um bate papo com dois convidados: Jorge Duarte, que atua na comunicação em temas como assessorias de comunicação e de imprensa e jornalismo; e com Flávio Coelho, publicitário e pesquisador em diversas áreas da comunicação. A conversa foi mediada pela coordenadora dos cursos de Comunicação Social, a professora Patrícia Lima, e contou com a presença da pró-reitora acadêmica da Estácio de Brasília, Josyane Lannes e do pró-reitor de pesquisa e extensão, Pedro Ponce.

Coordenadora do curso de jornalismo e publicidade e propaganda Patricia Lima, falou sobre a importância de trazer pessoas que estão dentro do mercado, para compartilhar experiências com os alunos.

O evento acadêmico, que acontece anualmente, conta com apoio dos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado II na organização. As atividades da semana seguem até o dia 26 de setembro. Alunos de todos os cursos podem participar, apesar do foco nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Interessados podem se inscrever por meio do SIA, na aba “Atividades complementares”.

O desafio é muito maior do que antes

gggggg
Jorge Duarte e Flávio Coelho — Foto: David Jordan / @jordandavz

O Comunicador Social Flávio Coelho defendeu o uso das redes sociais como ferramentas para o jornalismo e publicidade na contemporaneidade. Porém, sugeriu cautela no uso, principalmente quanto ao “filtrar” das informações. “Só tem que saber utilizar, porque são linguagens diferentes, para públicos diferentes. Tem que saber usar do jeito certo e no momento certo, para não ficar excessivo, informações demais sem saber filtrar”, destacou Coelho.  O publicitário também deu dicas para os acadêmicos que estão ingressando no mercado de trabalho. “Tem que ficar atento a tudo o que está acontecendo e descobrir o que faz os seus olhos brilharem, porque são tantas coisas que às vezes nos perdemos e não sabemos onde nos encaixar.” enfatizou.

Para Duarte, hoje o profissional de comunicação compete com o mundo inteiro, pois todos fazem comunicação. De acordo com o especialista em assessoria de comunicação, o mercado está mais exigente.  “Se você vai trabalhar como profissional, é preciso fazer a diferença e isso é muito mais difícil hoje. Ao mesmo tempo, se você consegue fazer um bom trabalho, certamente será reconhecido. Eu penso então que o desafio é muito maior do que antes, só que a recompensa está na mesma proporção”, destacou.

Confira um trecho da fala do professor Jorge Duarte:

Para Jorge Duarte, quem opta pelo curso de comunicação, precisa se dedicar bastante, tentar aprender o máximo possível e não focar apenas na especificidade de um curso. “Hoje, é muito importante ter uma noção muito grande de comunicação e não apenas do curso específico, pois só com a ferramenta jornalismo, os horizontes não serão muito amplos”, completou. Quando questionado sobre o que o motiva na profissão, não teve dúvidas. “É fazer história, deixar um legado, construir coisas, ajudar as pessoas a dialogar com o mundo. Comunicação é ouvir o outro, e não despejar no outro”, finalizou.

Atividades da semana:

jjjjjj

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s