Especialista: saiba quais alimentos comer para obter melhor desempenho em exercícios físicos

Segundo nutricionista da Unip, é importante que a alimentação do pré e pós-treino contenham carboidratos e proteínas para resultados mais eficientes no dia-a-dia

IMG_20190525_121615700
Além da execução dos exercícios, ganhos musculares estão associados diretamente com a alimentação saudável e indicativa

Por Rebeca Macedo

De acordo com a pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a maioria dos brasileiros têm se preocupado em obter uma alimentação saudável. No mesmo ritmo, o número de pessoas que praticam exercícios físicos aumentou, sendo a caminhada a modalidade com maior volume: 33,6%, em seguida a musculação com 17,7%, ainda segundo a Fiesp.

Entretanto, para adquirir resultados satisfatórios à saúde e ao corpo, com a prática de exercícios físicos, é necessário uma alimentação equilibrada durante todo o dia. Porém, especialistas recomendam atenção, principalmente, ao que comer antes e depois dos treinos, visando melhor performance prática e boa digestão alimentar.

LRM_EXPORT_105572420675565_20190525_163123524
Obedecer os critérios de alimentação é necessário para não acarretar em desconforto digestivo

Segundo a nutricionista Raquel Cristine, graduada pela Universidade Paulista (Unip), é importante que as pessoas sigam uma alimentação regrada, obedecendo, sempre, os critérios necessários para cada período na realização das atividades físicas. Para o pré-treino, “ingerir alimentos fonte em carboidratos de baixo e médio índice glicêmico promovem saciedade prolongada para ter energia durante o treino. São exemplos cuscuz, pão integral e vitamina de frutas”, afirma a especialista.

Já para o pós-treino, Raquel afirma que “é necessário consumir alimentos fonte em carboidratos de alto índice glicêmico, pois estes fornecem energia imediata para a recuperação muscular. É indicado o consumo de suco natural de frutas, tapioca e batata. Também é indicado alimentos fonte em proteínas para o crescimento muscular, como peito de frango, patinho e ovo”, explica.

No áudio abaixo, confira mais o que diz a nutricionista Raquel Cristine acerca dos benefícios de uma alimentação saudável para a prática de exercícios físicos:

Em seguida, veja os principais alimentos indicados para cada período do treino:

alimentação Pré e Pós-treino

A universitária Amanda Gomes, 27, estudante de Administração no Centro Universitário Estácio de Brasília, entrou para academia de musculação há dois anos com o intuito de ganhar peso. Ela afirma que o resultado veio através da dieta, com alimentação saudável e indicada para quem deseja o ganho em massa muscular. “Eu era muito magra e me alimentava muito mal. Com a rotina na academia, passei a regrar minha alimentação com foco em proteínas e carboidratos” diz. “Em três meses dedicados, os resultados já eram visíveis no meu corpo”, comemora Amanda.

A mesma pretensão levou o universitário Gabriel Bomfim Machado, 23, estudante de Radiologia da Unip, a entrar para a academia. Além do ganho em massa muscular, ele adquiriu uma melhor resistência física, tudo, também, em torno de uma alimentação saudável e indicativa. “Tento, ao máximo, comer bem para ter um melhor resultado na musculação. Antes do treino costumo comer três ovos cozidos ou tapioca, e após, como frango com algum complemento leve”, explica.

O que não comer

Assim como indicado o que comer para ter resultados mais eficientes nos ganhos desejados, também é importante estar atento ao que não comer. A nutricionista Raquel Cristine sugere que “alimentos gordurosos e com muitos líquidos devem ser evitados, pois estes necessitam de um maior tempo para a digestão, podendo atrapalhar no desempenho das atividades físicas, causando desconforto”, afirma. “A ingestão inadequada de alimentos pode gerar fadiga e perda de massa muscular”, sintetiza a nutricionista.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s