Projeto social oferece cursos gratuitos à comunidade

A Associação Sociocultural conta com 14 cursos voltados para a cultura e educação no bairro Areal, em Águas Claras (DF)

capa
Entrada da Associação Lordes (Foto: Jonas Araújo)

Por Jonas Araújo e Rebeca Macedo

A Associação Sociocultural e Recreativa Lordes do Areal oferece à comunidade oficinas grátis de alfabetização de jovens e adultos, reforço escolar, terapia comunitária, dialogar e prevenir, xadrez, percussão, brinquedoteca, biblioteca, dança, artesanato, costura e teatro. As aulas acontecem de segunda a sábado e tem como objetivo contribuir para a evolução e capacitação da comunidade com atividades culturais, assistenciais, recreativas e esportivas.

Para a aluna da associação Veronice Menezes da Silva, que entrou na oficina de alfabetização de jovens e adultos, o curso mudou a sua vida. “Eu entrei no curso para melhorar a minha leitura e relembrar conteúdos. Antes do curso minha vida era muito chata, agora fiz novos amigos e tenho pessoas que me apoiam” afirmou a aluna.

Já o aluno Gleicevânio da Conceição Lima, também da oficina de alfabetização para jovens e adultos, afirma que o curso o fez relembrar os conhecimentos do tempo da escola. “Eu procurei o curso para poder crescer na vida, e agora estou aprendendo tudo de novo” completou Gleicivânio.

A história da Associação Lordes do Areal

meio
(Foto: Jonas Araújo)

A Associação Lordes do Areal surgiu a partir da ideia de Zulmira Costa criar uma escola de samba e de trabalhos sociais. Foi proposto a ela duas opções: no Lago Norte ou Águas Claras. Como a intenção era fazer um trabalho social, a criadora preferiu a cidade do Areal/Águas Claras por ser uma comunidade que não tinha uma iniciativa desse tipo.

No dia 14 de março de 2014 foi fundada a instituição. Uma organização não governamental sem fins lucrativos que tem o objetivo de contribuir para a evolução e capacitação da comunidade com atividades culturais, assistenciais, recreativas e esportivas.

A organização tem parcerias com outras entidades governamentais, como a Clínica da Família, que é um órgão do Governo Federal ligado à Secretaria de Saúde do DF, e com órgãos da sociedade civil, como o UNICEUB. A Associação também conta com profissionais aposentados voluntários da própria comunidade para ajudar em reforço escolar, coordenação pedagógica e para dar aulas.

Do mesmo lado, porém divididos

O bairro Areal faz parte da região administrativa Águas Claras, mas mesmo estando no mesmo lugar, ocupando o mesmo espaço, essas duas áreas são divididas por várias questões sociais, econômicas e culturais. É comum se ouvir dizer que o bairro Areal não faz parte de Águas Claras, e os próprios moradores aumentam essa divisão.

Se de um lado temos Águas Claras, cidade vertical, com prédios e muitas lojas, do outro temos o Areal, horizontal, permeado de casas e comércios menores. Para Zulmira Costa, essa divisão prejudica os trabalhos sociais. “Se um projeto é feito na vertical, o pessoal da horizontal não participa, e vice-versa. Mas a associação Lordes, vem tentando mudar essa situação, com projetos que unifiquem o lugar para que essa questão cultural e social seja desconstruída” enfatiza.

Serviço

A Associação Sociocultural Lordes do Areal funciona na Quadra 08, conjuntos/rua 410A casa 24 – Areal, de segunda a sábado. Para conhecer mais sobre a Lordes acesse o site onde você pode encontrar mais informações ou nas páginas do Facebook ou Instagram, para se manter atualizado dos cursos e oficinas ofertados.

grafico
(Crédito: Rebeca Macedo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s