Profissionais pós-graduados ganham destaque no mercado de trabalho

A competitividade no mercado de trabalho exige profissionais mais preparados

primeira imagem (1)
Estudante pesquisando sobre pós graduação no site da Universidade Estácio (Foto: Diogo Ferreira)

Por Diogo Ferreira e Sabrina Santos

Com o mercado de trabalho extremamente competitivo e exigente, estudantes estão investindo mais em especializações para complementar a graduação e assim, garantir um lugar de destaque no mundo corporativo.

De acordo com uma pesquisa feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)  no ano 2017, o número de programas de pós-graduação teve um grande avanço.

O aumento de 25% dos programas vinculados ao Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG), resultou no crescimento de alunos que buscam enriquecer o portfólio e desenvolver seus conhecimentos da melhor forma possível.Para que estejam á frente da concorrência no mercado.

Tem crescido a procura por cursos lato sensu em todo país, conhecidos como

pós-graduações e MBAs. Onde a atividade de pesquisa tem um sentido abrangente em relação à determinados problemas da área de estudo.

E stricto sensu que é conhecido como mestrado ,doutorado e pós doutorado. Onde profissionais buscam desenvolver a comprovação de novas teorias de forma restrita.

infográfico 1
Descrição: Diferença entre lato sensu e stricto sensu.

Segundo o Professor do Centro Universitário Estácio Brasília,Eduardo Fernandes ‘’ A pós-graduação, diferentemente da graduação, já tem o foco em profissionais da área que estão atrás de aperfeiçoamento em um conteúdo mais específico, isto é, ele procura se aprofundar em um conteúdo específico para se tornar um especialista naquele assunto e não apenas um generalista, como são conhecidos os profissionais que atuam em diversas áreas, mas que não são especialistas nelas. Esse tipo de ação é importante, pois em determinados cargos no mercado de trabalho, se faz necessário que o profissional seja um especialista, para resolver aqueles problemas específicos.”

A Estudante Sabrina Soares do Centro Universitário Estácio Brasília, fez duas pós graduações em Direito e Processo do trabalho e Direito Previdenciário.

Recentemente no site do Educa mais Brasil  foi divulgado uma pesquisa que revela os cursos de especializações mais procurados na Universidade Estácio que são: Fisiologia do Exercício, Enfermagem Dermatológica, Enfermagem Intensiva e de Alta

Complexidade, Enfermagem Neurológica, Prescrição em Fisioterapêuticos, Fisioterapia Desmato Funcional, Nutrição Clínica, Tradução de Inglês e Direito Ambiental. Esses cursos complementam a graduação e ajudam a enriquecer o currículo dos estudantes.

infográfico 2
Descrição:Informação disponibilizada no site Educa Mais Brasil.

Segundo o coordenador de Recursos Humanos do Centro Universitário Estácio Brasília, André Lacerda “ É importante ter uma pós graduação, porque o mercado está muito seletivo e as pessoas precisam garantir seu posicionamento dentro de uma empresa. E na educação do nosso País já é um diferencial ter uma graduação ,imagine então uma pós graduação, especialização, um mestrado ou doutorado,o que é realmente um diferencial competitivo. Abrindo oportunidade também para que a pessoa participe de projetos seletivos para uma determinada vaga. Como por exemplo: uma vaga para Gerente de marketing ,como requisito do cargo a empresa pode exigir que a pessoa tenha uma especialização ou MBA em marketing, fazendo com que a pessoa que preencha esses requisitos tenha um reconhecimento maior em relação aos que não tem.”

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s