Espaço Renato Russo oferece oficinas gratuitas de artes

As inscrições duram o ano todo e são feitas no próprio site da instituição

alunapintando2
Foto: Aline Torres e Thayna Souza

Por Aline Torres e Thayna Souza

Para quem busca conhecimento na área das artes, seja para aprender uma nova atividade ou para aprofundar o saber, o Espaço Cultural Renato Russo oferece durante o ano inteiro oficinas em diversas áreas da arte. As inscrições são feitas através de um formulário no próprio site do espaço. Algumas inscrições são gratuitas, outras custam 25 reais.

Segundo Arlene Von Sohsten, coordenadora das oficinas, a taxa simbólica é cobrada como uma forma de fazer as pessoas se comprometerem com a vaga que elas preencheram.

“Nas aulas de verão que fizemos de dezembro a fevereiro, percebemos que as pessoas se inscreviam em quase todas e não vinham. Então, colocamos a taxa como estratégia para fidelizar o público”, disse Arlene

Porém, para os alunos que não possuem renda e querem participar, a taxa não é um impedimento. Basta, no ato da inscrição ao invés de enviar por e-mail o comprovante de pagamento, enviar o comprovante do Cadastro Único, ou do Bolsa Família para confirmar sua baixa renda.

Nem todas as oficinas necessitam de pré-requisito, apenas as mais avançadas requerem um pouco de conhecimento anterior. As áreas mais buscadas são as destinadas para iniciantes.

Alunos em aula de iniciação a pintura
Foto: Aline Torres e Thayna Souza

Segundo a professora da oficina de iniciação à pintura, Ana Carolina, a maioria dos seus alunos não tinham muito contato com a área, como é o caso do casal Carolina Ramos,29 anos, e Guilherme Gomes,30 anos. Ele é formado em Ciência da computação e ela em letras. Guilherme conta que sempre teve vontade de fazer esse curso de iniciação à pintura como um hobby na área das artes e trouxe a namorada Carolina para acompanhá-lo.

Mas, também há os que já tem conhecimento sobre a área e querem aprofundar os seus estudos como Mayã Fernandes mestre em filosofia que dá aula teórica na oficina de estética no espaço, mas, também participa da de pintura:

Atenção

Os alunos inscritos devem possuir, ao final de cada atividade, o mínimo de 75% de presença para se inscrever em novas modalidades. Se o aluno não obtiver a carga horária mínima, não poderá fazer outras inscrições. Essa metodologia é utilizada para que todos os que tiverem interesse em participar, tenham oportunidade.

Com as oficinas e as outras diversas atividades oferecidas pelo espaço, o Governo do Distrito Federal estabelece diferentes estratégias coordenadas para transformar Brasília em um dos principais pontos de criação, produção e execução, formação, pesquisa e difusão do trabalho teatral.

Curiosidade

Espaço onde ocorre várias oficinas, inclusive de teatro
Foto: Aline Torres e Thayna Souza

O espaço também oferece residência artística, cursos (de pequena, média e longa duração), ocupação de espaços através de seleção realizada por uma comissão de curadoria composta por 4 integrantes, dos quais, observaram critérios de relevância cultural e excelência artística.

O espaço

O espaço que ficou fechado por quase cinco anos, passou por uma reforma e foi reaberto em junho de 2018. Ele fica na 508 da Asa Sul e conta com 12 áreas disponíveis, dentro e fora, para as produções culturais.

Atualmente funciona com a administração da Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto Bem cultural.

Hall principal
Foto: Aline Torres e Thayna Souza

A professora Ana Carolina nos fala a importância de existir um espaço com oportunidades como essas:

Inscrições e Informações

Escolha seu curso e faça sua inscrição através de formulário no site do Espaço Renato Russo e conheça as outras atividades ofertadas.

Para demais informações, ligue (61) 98602-0732

infográfico oficinas disponiveis (1)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s