Cresce o número de doadores de Sangue no Distrito Federal

42% das doações são realizadas pelo público jovem.

WhatsApp Image 2019-04-28 at 12.42.48
Fundaçao Hemocentro de Brasília / Foto: Bruna Eloísa

Por Bruna Eloísa e Marcos Rodrigues

O número de doadores de sangue no Distrito Federal vem crescendo nos últimos anos. Segundo informações do Ministério da Saúde, jovens entre 18 a 29 anos representam 42% do total de doações recebidas e, de acordo com o Hemocentro de Brasília (FHB), que é vinculada à Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Fundação recebe diariamente cerca de 220 doadores, com a maioria das doações sendo realizadas em grupos ou individuais.

Para à estudante de Direito Rebeca de Oliveira Esteves, um dos fatores essenciais que todo doador deve ter antes de realizar o procedimento é o cuidado com o corpo. Rebeca ainda relatou seu principal objetivo: “ É claro que o objetivo principal é ajudar outras pessoas, salvar vidas… isso é uma coisa muito importante que toda a sociedade tinha que ter consciência, porque você pode ajudar com um simples gesto, e é muito triste saber que pessoas morrem por falta de estoque de sangue nos hemocentros do Brasil’’. Confira a entrevista:

 

A Fundação Hemocentro está localizada próximo ao Brasília Shopping e ao HRAN (Hospital Regional da Asa Norte), no Setor Médico Hospitalar Norte na quadra 03, conjunto A e bloco 03. Com intuito de facilitar e motivar os voluntários, de segunda a sexta feira a Fundação disponibiliza transporte gratuito, saindo da plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto.

Confira os horários:

Saída do Hemocentro: 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 15h, 16h, 17h.

Saída da Rodoviária: 8h30, 9h30, 10h30, 11h30,12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30

Exigências legais e necessárias

Para se tornar um doador e garantir segurança a ambos, doador e quem vai receber a doação, alguns requisitos são exigidos:

infografico hemocentro.png

Assim como são exigidos alguns requisitos para realizar a doação, o doador logo após o procedimento deve manter alguns cuidados.

  • Permanecer na área de doação por pelo menos, 15 minutos;
  • Não dirigir caso seja a primeira doação;
  • Não dirigir veículos pesados ou coletivos;
  • Ingerir bastante líquido nas 24 horas seguintes à doação;
  • Evitar esforços físicos exagerados e trabalho que exija muita atenção
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas seguintes a doação.
  • Evitar esforço com o braço onde foi realizado o procedimento.

Curiosidade

Pessoas que possuem tatuagens, podem doar sangue? Segundo o Ministério da Saúde desde de que a tatuagem tenha sido feita a mais de um ano, ou se o doador tiver alguma segurança sobre o equipamento, a doação pode ser realizada até 6 meses depois. Esse prazo é necessário porque a pessoa pode ter contraído algum vírus durante o procedimento. E isso ainda é motivo de muito preconceito.

Em entrevista realizada com a Gerente do Ciclo do Doador da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Anne Ferreira, ela relata quais são as principais informações para realizar uma boa doação.

Dúvidas?

Acesse os canais da Fundação Hemocentro de Brasília e fique por dentro de todas as novidades, pois um pequeno gesto pode mudar a vida de várias pessoas.

Facebook: @hemocentrobrasilia

Instagram: @hemocentrobrasilia

Twitter: @hemocentrobsb

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s