Um segundo idioma como trampolim no mercado de trabalho

Buscar conhecimento é o segredo para o sucesso | Foto: Bruno César

Por: Cícero Lourenço e Bruno César

Algumas das maiores motivações para se aprender uma segunda língua são: o diferencial no mercado de trabalho, a presença de multinacionais no país e a possibilidade de encurtar distâncias continentais. Hoje, é pré-requisito ser influente em outro idioma para quem almeja boa colocação no mercado de trabalho.

Além de esse conhecimento possibilitar ter enorme ganho de bagagem cultural, ele permite também que se tenham maiores oportunidades em uma futura carreira internacional. Ter a fluência de uma língua estrangeira tornou-se, em muitas oportunidades, o item que qualifica ou não para uma vaga no competitivo mercado de trabalho. E tudo se deve porque saber se comunicar dentro de uma organização, independentemente da trajetória profissional, virou obrigação na grande maioria das empresas.

Os benefícios vão além. Poder viajar, realizar intercâmbios ou apenas se relacionar com pessoas de culturas diferentes com confiança, são algumas das vantagens em se aprender um outro idioma. O valor agregado não fica apenas no currículo.

Inglês como língua universal

Quem tem a capacidade e o total domínio de um idioma estrangeiro estará um passo à frente dentro do mercado. Isso se deve porque, por estar bem mais preparado, terá em seu horizonte as melhores vagas e, consequentemente, os melhores salários.

Para Vicente Neto, professor no curso Brasas em Brasília, reunir especialização acadêmica e fluência no inglês faz com que o candidato tenha maior chance em um futuro processo seletivo. Ele explica também a importância da língua inglesa no atual cenário mundial: “Ainda que não seja a língua mais falada no mundo, o inglês se tornou a (língua) oficial do contato comercial internacional devido à influência anglo-germânica na cultura mundial. ’’- avalia o profissional.

Ana Paula Borges, administradora e gestora de RH, afirma que a presença de multinacionais no Brasil, o mundo cada vez mais globalizado e o forte mercado de pesquisas são os principais motivos para se aprender uma segunda língua. Confira a fala no áudio abaixo:

Pesquisa realizada pela empresa especialista em recrutamento mundial, Page Personnel, aponta que em 10 anos, todas as vagas de empregos vão exigir domínio da língua inglesa. Atualmente, 60% das vagas já exigem o domínio do inglês.

Júlio Zart, coordenador no curso de inglês Calendarium em Brasília, afirma que ter terminado o curso de inglês o fez abrir portas. – ‘’Ter o domínio da língua inglesa foi um enorme diferencial quando me lancei no mercado de trabalho. Pude me candidatar a vagas melhores que exigiam o domínio da língua e, devido ao déficit no mercado, senti a diferença no momento’’, afirma Júlio.

Coordenador Júlio Zart na escola de idiomas Calendarium | Foto: Beatriz de Moraes

Buscar aprender

Atualmente, há diversas oportunidades para se aprender outro idioma. Além de cursinhos e plataformas digitais, Brasília possui o Centro Interescolar de Línguas (CIL), que integra a estrutura da Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), e conta com 17 escolas públicas que são responsáveis por ministrar aulas com opções de Espanhol, Francês, Inglês, Alemão e Japonês.

Os alunos matriculados na rede pública de ensino são maioria no público alvo do CIL. Além disso, com a publicação da Lei nº 5.536/2015, pessoas não matriculadas na rede pública de ensino poderão ocupar vagas remanescentes em uma das instituições de ensino do DF. Para o autor da lei, Dep. Federal Professor Israel Batista (PV), o desinteresse por parte de alunos da rede pública que o motivou a pensar na lei:

‘’Era um verdadeiro desperdício dos recursos públicos termos professores altamente qualificados em turmas com mais de 20 cadeiras vazias.’’-  informa o parlamentar, que também ressalta a evolução com auxílio da lei. ‘’Quando assumi na Câmara Legislativa, em 2011, o DF contava com apenas nove CILs, agora temos 17 unidades em diversas regionais. Quase dobramos o número!’’

Juliete Amanda, aluna de francês no Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga, conta que o processo para ingressar no curso foi bem simples. ‘’Uma amiga da minha mãe que faz japonês no CILT me informou que após o sorteio das vagas remanescentes para comunidade, pode acontecer de não preencher todas as vagas’’. Apesar disso, Juliete explica que foi à unidade com os documentos pessoais para tentar fazer a matrícula. “Cheguei lá e tinha vaga, acabei entrando no curso’’.

As inscrições para concorrer a uma das vagas remanescentes ocorre uma vez a cada semestre e, são realizadas pelo site da Secretaria de Estado de Educação. Confira abaixo onde ficam as unidades do CIL:

Centros Interescolar de linguagem (CIL) em Brasília.

Dicas para se aprender outro idioma

Profissionais do ensino de línguas fizeram uma breve listagem com dicas que podem ajudar na missão de aprender um segundo idioma de forma rápida e eficaz, confira:

PROPÓSITO Qual a finalidade de se aprender uma segunda língua? Ter um foco é essencial e motiva para superar os obstáculos.
VOCABULÁRIO Pesquisas por palavras na internet e manter um dicionário da língua que se está estudando, além de praticar a leitura ajuda na memorização da escrita.
LEITURA Realizar leituras é essencial no aprendizado. Essa prática ajudará na memorização de frases, aproximando o estudante da língua.
CONVERSAS Buscar praticar o idioma com pessoas que dominam a língua ajuda na memorização das palavras e expressões cotidianas. Se não tiver com quem conversar, converse consigo mesmo.
ASSOCIAR APRENDIZADO COM LAZER Aprender a letra da sua canção favorita é uma ótima ferramenta de estudos.
TECNOLOGIA Pequenas atitudes trazem grandes resultados. O aluno pode experimentar trocar o idioma do sistema operacional do celular, por exemplo, ajuda na prática da língua.
METODOLOGIA Para que o aprendizado seja efetivo, o aluno deve procurar a metodologia que melhor se adequa ao seu perfil e estar ciente de que a melhor escola para um não necessariamente será o ideal para as suas dificuldades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s