Prática de exercícios sem acompanhamento profissional pode se tornar um risco à saúde, afirma especialista

Exercícios físicos realizados de forma excessiva e sem acompanhamento profissional podem ocasionar lesões irreparáveis

Por: Diogo Oliveira e Júlia Zouain

Há seis meses a publicitária Aline Gomes, 32, sente fortes dores no ombro após ter excedido seu treino na academia. A lesão, causada por uma sobrecarga de peso durante o exercício físico, mudou sua rotina: hoje ela faz tratamentos naturais, como ventosas e massagem, além de ter que reorganizar seu treino na academia, diminuindo o ritmo e sendo acompanhada por um profissional.

Essa é a realidade de muitas pessoas que se aventuram em academias sem acompanhamento especializado. A afirmação é do personal trainer Alex Araújo, 24, formado em educação física pela Unipan. Ele ressaltou a importância de saber reconhecer a sua capacidade física e, principalmente, tirar todas as dúvidas com o professor.

O especialista garante que a prática de exercícios físicos não deve ser apenas uma questão de estética, mas também uma forma de prevenir as mais diversas doenças, como a obesidade, hipertensão, diabetes, hérnia de disco, entre outras. No entanto, é aconselhável que se tenha antes um processo de fortalecimento dos ossos, músculos e articulações.

Foto: acervo pessoal

“Na dúvida, tenha sempre um profissional ao seu lado para indicar se a forma com que você está realizando seu exercício é a correta. Ele também irá aconselhar o nível de peso que você deve pegar e a duração do seu treino, tudo isso para que seu corpo crie uma rotina e você possa, com o tempo, se fortalecer”, explicou Alex.

Crossfit

O crossfit é uma modalidade esportiva que tem ganhado cada vez mais o público das academias. Com sua combinação de diferentes exercícios somada a grande redução de gordura corporal, tem sido procurado por pessoas que esperam resultados imediatos em seu treino.

É importante, porém, reconhecer os riscos de sua prática em excesso e sem supervisão. “É preciso saber os limites do corpo antes de se aventurar em uma modalidade como essa. Pessoas que procuram a academia para um processo de fortalecimento devem evitar exercícios de alto impacto como os do crossfit”, avaliou o personal.

Veja abaixo as principais causas de lesões que podem ocorrer dentro desse esporte:

Gráfico das principais causas de leões no crossfit

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s