O EaD e o crescimento da Educação Superior no Brasil

Diferencial do Ead permite que os alunos estudem onde e quando preferirem | Foto: Alexsander Abreu

Por: Alexsander Abreu e Marcos Augusto

Com o crescimento da tecnologia, várias áreas da educação passaram por modificações no Brasil, muito por conta da vida social e de várias outras questões como mobilidade e tempo. Nesse cenário que cresce a educação à distância, uma forma de ensino mediada por tecnologias que permitem uma aprendizagem com professores e alunos em ambientes físicos diferentes.

O EaD atua em diversas etapas da educação, desde o ensino fundamental até o ensino superior. Graças a isso, a educação tem tido alcance das pessoas em um âmbito maior.

História do EaD no Brasil:

De acordo com esse artigo da ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), a EaD surge no Brasil em meados de 1904 com um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil de um curso de datilografia por correspondência. Com o passar dos anos o ensino era feito via rádio, depois pela televisão, tendo o Telecurso como exemplo.

Com as tecnologias avançando e a chegada do computador, a educação à distância também alcançaria esse meio, com isso, ela se tornou um dos eixos que mais cresce no Brasil atualmente quando o assunto é educação superior. De acordo com dados da Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), em 2009 haviam 838 mil matriculados nesse tipo de ensino, número que saltou para 1.756.982 em 2017, ou seja, o número quase dobrou em menos de 10 anos. Confira no gráfico abaixo:

Crescimento do EaD no Brasil

Democratização do ensino e vantagens ao escolher o EaD

Ao que se tem conhecimento histórico, democratizar o acesso à educação sempre foi um desafio para o país. Dessa forma, quando a educação à distância surge no Brasil, torna-se uma opção para as pessoas que não podem estar em sala de aula para aprender da forma tradicional. De acordo com a revista Carta Capital, graças à internet, o acesso a informação e ao saber foi democratizado. Nesse contexto, diversas pessoas estão tendo possibilidade de adquirir conhecimento.

Com o ensino a distância muita gente passou a ter acesso a educação superior de forma que não tenha influencia na sua rotina | Foto: Alexsander Abreu

Wilchelle Brito de 24 anos, que estuda Gestão Pública na metodologia EaD pelo Centro universitário Estácio, diz que é ótimo poder escolher o momento em que vai estudar, além da otimização do tempo, a aluna conta que consegue conciliar a faculdade com a correria do dia-a-dia. Mas, lembra que: “Os alunos do EaD precisam ter mais responsabilidade com a faculdade e mais independência na busca de informações complementares, mas isso não é uma dificuldade para quem tem interesse em estudar.”- Afirma a aluna.

A mestra em Ciência da computação e pós reitora do Centro Universitário Estácio Brasília, Josyane Lannes, conta a educação precisa alcançar toda a população no Brasil por ser um país continental e, por isso, o EaD já é uma realidade, o que é visto com bons olhos por ela de forma geral. Como mostra o vídeo abaixo:

E além de tornar mais acessível o aprendizado, ainda há diversas outras vantagens neste método de ensino, como: custo mais baixo comparado aos curso presenciais, interatividade entre alunos e professores e reconhecimento pelo MEC, além da autonomia que permite que o aluno estude onde e quando quiser, sem interferir na rotina.

Em entrevista a nossa equipe, o representante da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), Professor Francisco Botelho, diz que cada vez mais haverá uma maior oferta de cursos nessa plataforma e a cada dia o ensino se aproxima de algo híbrido, ou seja, as pessoas terão aulas nas plataformas digitais e também nas presenciais. Ouça a fala completa:

Com isso, tamanha são essas vantagens que, em cinco anos, o EaD poderá ter mais matrículas que o ensino presencial, como afirma o site Desafios da Educação com base em dados a respeito do assunto.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s