A tecnologia na formação de professores

Com o número de pessoas conectadas, aumentam as preocupações de profissionais da área da educação em desenvolver táticas para se adaptar nessa nova realidade.

Foto Capa -
O número de estudantes que tem acesso à internet é muito alto, 75% dos estudantes de escola pública tem acesso e 94,7% de escola privada. (IBGE) – Foto: Jonas Araújo

Por Jonas Araújo e Charliane Almeida

A tecnologia faz parte do cotidiano de maioria das pessoas atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no ano de 2016, mais de 179,4 milhões de brasileiros acessaram à internet, 94,2% da população com 10 anos ou mais. Com isso temos muitos desafios, principalmente os professores em sua formação e em sua área de atuação, pois o uso da internet entre os estudantes é ainda mais intenso.

Qual o perfil do professor do XXI? Queremos um professor engajado, que participe das revoluções tecnológicas que estão acontecendo, mas não preparamos esse professor enquanto ele está na faculdade para a sala de aula, o modelo  de formação ainda é básico, mas quando ele se forma e chega em sala de aula a realidade é outra, então ele mesmo vai buscar meios e ferramentas para trabalhar com seus alunos essas novas tecnologias, mas é essencial que ele tenha domínio de conteúdo, tenha habilidade verbal para se comunicar e assim poder desenvolver suas atividades.

(1)
Quantidade de brasileiros, acima de 10 anos, que utilizaram a internet – Dados do IBGE 2016

De acordo com os dados que temos, podemos concluir que a quantidade de pessoas com idade escolar é muito alta, assim a preocupação com uma formação com a introdução da tecnologia para professores é necessária. A base para a formação dos professores é essencial, mas na sociedade em que vivemos pede que isso seja complementado para que esses profissionais estejam cada dia mais capacitados para essa realidade.

Tecnologia na graduação

As mudanças são em todos os âmbitos das formações, seja no ensino básico, médio ou na graduação, essa evolução transforma todos esses ambientes, assim sendo necessário buscar adaptações para o que já está sendo aplicado e já é possível ter cursos montando grades diferentes para essas demandas, como é o caso do curso de matemática do Centro Universitário Estácio, quem explica é a coordenadora do curso, Andreia Júlio de Oliveira Rocha:

Brasília Tecnológica

 Em Brasília temos escolas que estão buscando preparar não só professores, mas alunos para esse mercado, como é o caso do Instituto Federal de Brasília (IFB) que já possui vários projetos que buscam estar diminuindo a distancia entre professores e alunos através da tecnologia.

Brasília Tecnológica - Depois do primeiro parágrafo (créditos - pixabay)
Foto: Pixabay

Em entrevista para o E-Notícias, a professora do IFB Veruska Ribeiro, falou um pouco sobre a importância do letramento digital crítico na formação de professores, e afirmou: “nós temos uma preocupação, de trazer, para os professores na formação inicial, uma visão que esteja coerente com a sociedade do conhecimento que estamos inseridos”.

Lab Kids

É um projeto que partiu da inciativa de alunos, que é voltado para oferecer oficinas tecnológicas para crianças e adolescentes. É um projeto muito importante para os alunos que estão sendo formados, pois é uma nova maneira de aprimorar a maneira de ensinar através da tecnologia.

Em entrevista com Guilherme Carvalho Rodrigues, estudante de licenciatura em computação do IFB, nos contou um pouco mais sobre o Lab Kids:

Para saber mais sobre o IFB, sobre o LabKids e os outros cursos que o instituto oferece, basta entrar no site e descobrir qual a unidade mais próxima da sua casa e se informar de como funciona os processos para conseguir uma vaga. O LabKids, por enquanto, está acontecendo apenas no campus de Taguatinga.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s