Startup de Drones do DF ganha asas pelo mundo

Serviço da empresa de Brasília tem como foco o mapeamento de alta precisão através de drones.

 Por Gustavo Henrique

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Oferecendo um serviço montado na atual e popular tecnologia de Drones, a Startup NONG – nome que vem do mandarim “Cultivar” – tem voltado o trabalho, criado na Universidade de Brasília a partir da ideia de um estudante, para o serviço de mapeamento aéreo, tanto para missão na área de meio ambiente quanto para a agricultura.

Ao realizar intercâmbio  do outro lado do planeta, na China, onde teve a oportunidade de estudar Engenharia Aeroespacial na renomada Beijing University of Aeronautics and Astronautics, e assim estar presente e poder participar de projetos de grandes empresas, tais como Microsoft e Huawei, Gabriel do Nascimento, idealizador da NONG, vivenciou a revolução do uso de Drones na sociedade, essa liderada pelos chineses.

Mas foi na volta ao nosso país que decidiu, em parceria com seus colegas Luis Lui e Gabriel Postiglioni, fundar, a partir do que presenciou na China, uma empresa para aplicar todo o seu conhecimento adquirido no país oriental sobre Mapeamento Aéreo com Drones. Escolheram a Agricultura e o Meio Ambiente como ponta de partida, e assim foi criada a startup.

O diretor executivo da NONG, Gabriel do Nascimento de Carvalho,  falou um pouco sobre a empresa criada:

“A NONG foi criada há 7 meses e desde então as coisas vem acontecendo muito rápido! Com menos de 3 meses de criação nós já havíamos vendido 15% da empresa por 75 mil reais, colocando nosso valor de mercado em meio milhão de reais. Agora, já contamos com 8 funcionários! Em setembro, a empresa irá ser incubada na China, onde fomos selecionados para representar o Brasil em uma Incubadora Chinesa criada pelo projeto do governo chinês One Belt one Road. Ou seja, já iremos expandir para o público internacional! E isso é apenas o início!” 

O serviço oferecido com os Drones precisam de um software específico para ser utilizados no campo, mas quando em serviço, os aparelhos são capazes de detectar pragas e doenças em plantações, contagem de animais e plantas, além de controlar remotamente as máquinas no campo, dentre outras funções.

Com o projeto da empresa em pleno vapor de desenvolvimento, o grupo segue em direção para alcançar “os céus” de diversos pontos do planeta. Quem tiver interesse em conhecer o grupo, pode acessar o portal deles, onde informações sobre o projeto podem conferidas.

info 2.jpg

Campus Party Brasília 

A empresa esteve representada, no 3º dia da Campus Party Brasília em 2018 em uma palestra, como convidada, na área paga sobre IoT para iniciantes e suas aplicações. Ela foi representada pelo diretor executivo da empresa, Gabriel do Nascimento, e teve como objetivo apresentar uma introdução a plataformas de prototipagem e suas aplicações práticas implementadas no dia a dia envolvendo o uso da Internet.

Nos demais dias do evento, que este ano ocorreu no Estádio Mané Garrincha, o trabalho do grupo esteve representado  com um Stand fixo na área aberta a visitação do público, onde quem visitou pode conferir o projeto e ideias apresentadas.

Empreendedorismo

No Distrito Federal, além do surgimento de Startups que estimulem o crescimento e desenvolvimento tecnológico, eventos tem sido voltados para o empreendedorismo local, como o  Capital Empreendedora, realizado neste ano, durante o mês de Março.

O DF tem muito potencial para desenvolver grupos e novas empresas com ideias e tecnologias novas, só falta um incentivo  para que a região desponte como um bom polo de ideias e criação. Vamos aguardar para ver se o futuro governo local terá algum projeto que incentive esse setor.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s