Primeira caixa de areia de realidade aumentada do Estado de Goiás

Alunos do IFG campus Valparaíso constroem a primeira caixa de areia de realidade aumentada do Estado de Goiás, e a segunda do Centro-Oeste

Por Alcino Meireles, Aline Gonçalves, Cristiane Noberto e Edimara Santos.

Em agosto deste ano, dois alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Valparaíso, construíram uma caixa de areia de realidade aumentada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo CNPq. Conhecida também como Ar Sandbox, o projeto original foi criado pela Universidade da Califórnia, em Davis nos Estados Unidos, e todo o software de instalação fica disponível gratuitamente na internet.

Orientados pela professora do IFG de seu campus, Danielle Pereira, os alunos Henrique Luft, estudante do curso técnico integrado em Automação Industrial, e Carlos Daniel de Godoy, estudante do curso técnico integrado em Mecânica, começaram a trabalhar na recriação do projeto em julho de 2017. Segundo a Universidade da Califórnia, essa foi a primeira caixa criada no estado de Goiás e a segunda do Centro-Oeste.

Para o aluno Aldo Costa, estudante do curso técnico integrado em Mecânica, o projeto é de grande importância no desenvolvimento dos alunos. “Traz as diferenças de relevo ao alcance das mãos, também dá a oportunidade de trazer um projeto criado nos Estados Unidos abrindo porta para que possa ser aprimorado e, quem sabe, utilizado em outras áreas com mais precisão e clareza”, afirmou.

A caixa de areia de realidade aumentada é um recurso didático que será utilizado nas aulas de geografia dos alunos do Instituto. De um jeito interativo, é possível entender melhor como se formam as paisagens naturais em uma visualização 3D. Os alunos podem ver e criar formas de relevo e bacias hidrográficas com a sombra das mãos. O equipamento criado necessita de uma série de ferramentas e materiais para funcionar, como softwares, kinect, projetor, caixa em MDF e areia.

Atualmente, a caixa encontra-se desmontada para transporte e apresentação em congressos e simpósios pelo interior de Goiás. Assim que retornar, passará por ajustes e será reinstalada em um novo espaço no campus do IFG.

O software de instalação da tecnologia da caixa pode ser baixado aqui.

infográfico (1).jpg

Tecnologia que abrange o real e virtual

A tecnologia, que mistura o real e o virtual, produziu a melhoria da educação e fez com que os alunos transformassem o conhecimento criando o material com criatividade.

Criada para reprodução em outras instituições de ensino, a caixa será utilizada nas disciplinas que abrangem a geografia. Mesmo contendo dificuldades por falta de recursos, os alunos do IFG não desistiram de sua produção até conseguirem o resultado esperado.

Com essa experiência, os estudantes obtiveram um vasto conhecimento tanto na tecnologia, colocando em prática um pouco do que se aprenderam no curso, quanto na área geográfica, que permite aprender de uma forma descomplicada.

 

Reconhecimento nacional

Esse novo recurso didático fez com que os alunos fossem reconhecidos nacionalmente. Eles também desenvolveram um manual com a passo a passo da montagem, contendo softwares e soluções necessárias para sua reprodução, de uma forma simples que todos pudessem entender, mesmo não tendo muito conhecimento tecnológico.

A realidade aumentada, como prática pedagógica, fez com que o IFG de Valparaíso recebesse popularidade, trazendo à tona esse projeto que ajudará no ensino da comunidade. O projeto ganhou visibilidade devido a exposição na mídia, dando reconhecimento para a instituição.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s