Novembro Azul: Conscientização e prevenção contra o câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

Por Eliane Lopes, Matheus Rodrigues e Kamilla Cerbino.

Guilherme Coroacy
Foto: Eliane Lopes

A campanha novembro azul é uma conscientização mundial para a prevenção do câncer de próstata e tem como objetivo alertar a população masculina da importância do diagnóstico precoce da doença. A campanha acontece durante todo o mês de novembro.

Segundo os dados da Secretaria de Saúde, estima-se que existiram cerca de 78,14 ocorrências da doença, para cada grupo de 100 mil habitantes até o final de 2018.

De acordo com as informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa é de 68.220 mil novos casos de câncer de próstata entre 2018 e 2019.

infográfico Novembro Azul

O chefe da Unidade de Urologia do Hospital de Base, Dr. Guilherme Coaracy, alerta sobre a importância da Campanha Novembro Azul, “ela mostra aos homens a importância de se precaver sobre o câncer de próstata”. Ele diz ainda que o câncer de próstata é o segundo câncer mais grave que atinge a população masculina, ficando atrás somente do câncer de pele.

Os riscos da doença aumentam com o avanço da idade. É indicado que homens a partir dos 50 anos de idade comecem a fazer os exames de prevenção. Já para os pacientes negros e que já tenham casos antecedentes na família é recomendado a prevenção aos 45 anos de idade. O Dr. Coaracy, diz  que “é muito importante procurar um médico, para que seja feito o diagnóstico da doença precocemente. Recomendamos que o paciente faça uma visita anual ao urologista”.

O exame de próstata é feito pelo urologista através de exame de sangue ou exame de toque. O Dr. Guilherme nos relatou como esse diagnóstico é feito. “São analisados três principais dados: o primeiro é baseado em dados clínicos, como por exemplo: como está a urina do paciente, se ele tem histórico familiar; o segundo é o exame PSA, que é o exame de sangue e o terceiro é o exame de toque que onde verifica-se se tem ou não algum nódulo endurecido na próstata.

Confira a entrevista completa com o Dr. Guilherme Coaracy:

 

Para prevenir

Para diminuir os riscos do câncer de próstata é recomendado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) que o paciente adote práticas saudáveis, como ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, manter o peso adequado, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Conscientização

Em apoio ao mês mundial de câncer de próstata, várias capitais brasileiras aderiram à campanha colocando os principais pontos das capitais na cor azul.

O estudante de Educação Física Gabriel Torres, afirma que a Campanha Novembro Azul vem trazendo a prevenção para os pacientes de câncer de próstata. “A campanha vai ajudar bastante as pessoas que não tem acesso a esse tipo de informação”. Confira a entrevista com o estudante.

O paciente Francisco Assis Salgado, falou sobre a importância de fazer o exame precoce. “Tem que estar se prevenindo sempre, porque senão quando descobrir, a doença já vai estar num estado avançado”.

De acordo com as informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é considerado o câncer da terceira idade porque três quartos da doença no mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s