Atividade esportiva gratuita realiza três encontros semanais. Os exercícios geram equilíbrio, força e agilidade
Por Débora Silva, Diego Gásper, Fábio Vila Nova e Josiane Ricardo
Sabe aquelas promessas que todo mundo faz no fim do ano? Para muitas pessoas, levar uma vida mais saudável é uma delas. Mas, praticar atividade física com qualidade, às vezes, sai caro e, nem sempre, cabe no orçamento. O que muita gente não sabe é que é possível treinar usando o peso do próprio corpo e sem gastar nada, através da calistenia.
Presente em academias, clubes e centros de treinamentos, a modalidade é uma mistura de StreetWorkout – exercício de rua – e treinamentos com barra. Fundado por quatro amigos, o grupo Calistenia Brasília (CB) movimenta o Parque Ecológico de Águas Claras, região administrativa do Distrito Federal-DF. Os encontros acontecem três vezes por semana.
O projeto CB começou em 2014 quando um grupo de amigos trouxe a modalidade para o DF. Com mais de 600 membros e com o apoio de deputados e patrocinadores, a atividade cresceu na capital e, aos poucos, alcança outros bairros de Brasília. De acordo com Jefferson Eduardo cofundador do grupo, os treinos visam incentivar e propagar a prática de exercícios físicos. “Neste formato, a gente realiza trocas de experiências entre os membros e faz com que as pessoas melhores seus hábitos”, afirma.
O FocaNews.blog acompanhou um dia de treino dos atletas e até arriscou um exercício. Confira a matéria:
Para o professor de educação física Wesley Galdino, um dos princípios da calistenia é de não usar aparelho para a execução dos movimentos, além de acrobacias e concentração muscular. “A prática dessa atividade gera equilíbrio, coordenação motora, força e agilidade. Os movimentos estão inseridos em praticamente todos os seguimentos de atividade física”, explica.
“Além de ser gratuita, a calistenia traz mobilidade e domínio corporal. A disposição é outra, o ânimo é outro, o sono melhora, a pessoa estuda melhor e se concentra melhor”. A declaração é do instrutor da modalidade Flávio Faria. Segundo ele, praticar um exercício nunca foi tão barato. “Para começar, basta querer”, afirma o coach.
Já a microempreendedora Lana Batista, que pratica calistenia há três anos, explica que, para ela, uma das barreiras de começar uma atividade física era o alto custo. “Conheci o esporte através de um amigo. Na época, não tinha dinheiro para pagar uma academia e, a partir daí, fui para uma praça e comecei a treinar. Me exercitar me fez ter a visão de que tudo é possível”, lembra.
Sem restrições
A calistenia pode ser praticada por qualquer pessoa, mas, como todo exercício, necessita de cuidados. É o que explica o coordenador do curso de educação física do Centro Universitário Estácio de Brasília, professor Henrique Castro. Ouça:
Segundo a fisioterapeuta Ana Paula Amorim, a calistenia é uma prática esportiva com diversos benefícios, bem como o ganho de força, alongamento e hipertrofia. “Ela trabalha com o desenvolvimento motor e melhora a consciência corporal, postura e resistência. Ainda ajuda na parte cognitiva, na percepção, atenção, memória e concentração”, esclarece.
Movimentos
A atividade reúne técnicas de dança, yoga, artes marciais, ginástica consciente e alongamento. De acordo com o professor Wesley Galdino a calistenia tem origens de exercícios militares como a flexão, por exemplo: “com o passar dos anos, a categoria ganhou outras formas e, hoje, é reconhecida mundialmente”.
Calistenia no Brasil
Em entrevista ao site Sportlife, Luiz Otávio Mesquita, fundador do grupo Calistenia Brasil, diz que a modalidade chegou ao país em 2013 e que, até o fim de 2017, foi registrado mais de 50 grupos da atividade.
Em setembro deste ano aconteceu em Contagem/MG, a Copa do Mundo de Street Workout – Etapa Brasil 2018. A etapa Brasil 2018, realizada pelo projeto Liga Brasil, é uma competição oficial da World Street Workout&CalisthenicsFederation (WSWCF). Participaram os melhores atletas da modalidade do Brasil e do continente americano.
As disputas foram realizadas em quatro modalidades, sendo uma feminina (avançado) e três masculinas (iniciante, intermediário e avançado), todas valendo troféus para os três melhores classificados.
Encontros
Em Brasília, os treinamentos do CB acontecem às quartas-feiras, às 19h40, aos sábados, às 10h e aos domingos, às 17h. Os encontros são organizados pelas redes sociais do CB. Clique aqui e saiba mais.
Deixe um comentário