Finalizar Cadastro e Questionário do Estudante é obrigatório para a realização do Enade. O prazo vai até 21 de novembro
Por Débora Silva, Diego Gásper, Fábio Vila Nova e Josiane Ricardo

Os alunos eletivos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) têm até o dia 21 de novembro para concluírem as primeiras etapas da prova: Cadastro e Questionário do Estudante. Esses itens são componentes obrigatórios para a realização do certame e estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
“O resultado do Enade, aliado às respostas do Questionário do Estudante, é fundamental para calcular os indicadores de qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES)”. A declaração é da assessora de imprensa do Inep, Ruane Santos. De acordo com ela, as notas do exame são utilizadas para o desenvolvimento de políticas públicas na educação superior e como fontes de consultas pela sociedade”.
A coordenadora dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda, do Centro Universitário Estácio de Brasília, professora Patrícia Lima, explica a diferença entre o Cadastro e o Questionário do Estudante.
A docente afirma que “finalizar esse processo é de responsabilidade do aluno Enade e, além disso, o eletivo que não se cadastrar e nem responder ao questionário só poderá pegar o diploma no próximo ciclo do exame, que acontece em 2021”. Assista:
Passo a passo
O focanews.blog preparou um passo a passo de como finalizar o Cadastro e o Questionário do Estudante. Confira:
Concluir essa fase do Enade é fundamental para traçar o perfil do aluno e o contexto de formação, como explica a professora do curso de jornalismo da Estácio Brasília, Mirian Lucena. Ouça:
Fique atento!
Após finalizar esta etapa, o aluno tem acesso ao Cartão de Informações do exame. Nele, os estudantes podem consultar todas as instruções necessárias para dia da prova. De acordo com a professora Mirian, o portal do Inep apresentou problemas e alguns enadianos terão de refazer o questionário.
“Encarem como uma corrida com obstáculos: o site trava, mas, sem esse cadastro, não é possível fazer nem a prova do Enade, nem a retirada do diploma”, declara a docente.
Para garantir que os eletivos consigam preencher todos os dados, a Estácio Brasília preparou um cronograma de atendimento nos laboratórios da instituição. Veja:

Para a graduanda em jornalismo, Nayra Vasconcelos, responder ao Questionário do Estudante é importante para o enadiano opinar sobre a instituição de ensino em que está matriculado.
Ela acredita que os resultados das respostas mostram às IES se elas usam métodos eficientes para a aprendizagem do aluno. “Fiz o questionário e, a partir disso, estou habilitada para fazer o exame e pegar meu diploma. O Enade contribui para o currículo profissional e só traz benefícios”, disse Nayra.
Ciclo 2018
Realizado a cada três anos, o conteúdo do Enade é formado por interpretação de texto e conhecimentos adquiridos durante a graduação. O objetivo do exame é de verificar o rendimento dos alunos que concluíram mais de 80% da grade curricular e, além disso, atribui notas de 1 a 5 às IES. O certame acontece no dia 25 de novembro, e os locais de prova serão divulgados no portal do Inep.
A Estácio Brasília preparou ações para melhorar o desempenho dos eletivos. Saiba mais.
Deixe um comentário