Chega à Brasília a primeira edição do Filmaê – Festival de Cinema Móvel. O evento é direcionado à produção de filmes que utilizam exclusivamente dispositivos móveis em suas produções: smartphones, tablets e câmeras de ação.

A inauguração será no Espaço Cultural Renato Russo, 508 sul, de 16 a 18 de novembro 2018. As inscrições devem ser feitas através do site do festival. O objetivo é trazer acessibilidade através das novas tecnologias de cinema digital, aumentando a visibilidade de autores que estão surgindo no mercado cinematográfico.
O critério de participação é produzir filmes de 1 a 10 minutos, diretamente com câmeras de dispositivos móveis, na posição vertical.
Estudantes, amadores, cineastas, atrizes/atores, publicitários, jornalistas, brasileiros ou estrangeiros podem ter seus trabalhos divulgados no evento, desde que residam no Brasil.
A atriz e jornalista Paula de Biasi, está na disputa pelo prêmio e relata a importância desse evento voltada para a produção independente de audiovisual.
Em seu discurso, enfatiza a falta de recursos, de investimento e sobre o papel da arte cinematográfica na cultura brasiliense.
Biasi também conta o porquê decidiu participar do projeto.
Emocionada a atriz conta como surgiu a ideia de produzir o curta chamado “O acaso”.
“O Acaso ficou pronto. Com muito carinho e dedicação que uma dupla muito querida. Atuei, escrevi e dirigi pensando exclusivamente em pessoas muito importantes e queridas: Meu pai (que venceu a doença) e todos os parentes e amigos que venceram e tentaram lutar até o final. Que o curta toque no coração de todos. A arte transforma. Outro agradecimento especial para o movimento Filmaê, sem o incentivo do projeto, esta homenagem não seria possível. Ainda dá tempo de participar”.
Produção: Romulo Thierry
De acordo com Cecília Lima, co-produtora do Filmaê, o evento não é apenas uma exposição do trabalho de quem já produz e vivi essa arte do cinema, mas sim um leque de oportunidades para criar e desenvolver trabalhos audiovisuais de qualidade apenas com um smartphone. “A criação está por traz das lentes”.
Para mais informações o público poderá acessar o site e ter acesso às premiações, espaço para inscrições dos filmes e acesso à votação popular.
Deixe um comentário