Empresa júnior da UnB realiza projetos de eficiência energética

Alinhado à tecnologia, o empreendimento visa economizar energia elétrica mesmo com equipamentos ligados

Por Janaína Souza, Josiane Ricardo, Letícia Valadares e Thamara Abreu

32930938_1892082687510491_3782763944549023744_o
Foto: Arquivo Pessoal

Energia fotovoltaica na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Brasília e confecção de aquecedor solar com materiais recicláveis em uma creche na cidade Estrutural. Estes são alguns dos projetos realizados pela Matriz Energia, Empresa Júnior (EJ) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo do empreendimento é de economizar energia elétrica mesmo com equipamentos ligados.

Fundada em 2015, a EJ é formada por estudantes de engenharia de energia da UnB.  Além de integrar universitários de outros cursos, como engenharia de software, engenharia eletrônica e engenharia mecânica, os trabalhos não têm fins lucrativos. A empresa está localizada na Faculdade do Gama (FGA), extensão da Universidade da Brasília (UnB).

image1
Foto: Thamara Abreu

De acordo com Rafael Marques, diretor de projetos da Matriz, o movimento capacita os membros e transforma o Brasil através da cultura empreendedora e dos recursos tecnológicos. “Visamos dar aos nossos clientes um retorno não só financeiro, mas tornar o negócio dele um espaço que se preocupa com sustentabilidade e busca ser a melhor versão de si mesmo”, afirma.

Sustentabilidade

O conceito de eficiência energética está relacionado à atividade de economizar energia elétrica. A ação segue as diretrizes da Lei N° 10.295, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia. Para a coordenadora geral do campus do Gama, da Unb, a professora do curso de engenharia de energia, Paula Meyer, é possível racionar através dos avanços tecnológicos: “ aprimorar os  equipamentos, que de uma maneira geral, consomem menos energia e executam o mesmo trabalho”.

Recentemente, os estudantes desenvolveram um projeto de eficiência energética em uma rede de supermercados. Neste caso, foi feito um trabalho de consultoria para analisar o ambiente. Com ajuda de softwares, eles apresentaram o diagnóstico do problema, o levantamento do sistema de iluminação, refrigeradores e ar-condicionado.

Etapas do Projeto (2) (1)

De acordo com Kilmer Ferreira, gerente de projetos da Matriz, a EJ sugeriu a troca das lâmpadas e a substituição dos dispositivos eletrônicos. O resultado gerou 20% de economia na conta de luz do cliente. “ Nossa meta é impactar, passar nossos conhecimentos e ensinar boas maneiras”, diz.

Para o engenheiro eletricista Victor Matheus Dutra, com o avanço da tecnologia, os equipamentos ficam ultrapassados em um curto espaço de tempo. “ É necessária a atualização dos materiais. Assim, é possível ser mais eficiente energeticamente e melhorar o nível de produção, economia e sustentabilidade”,  explica.

Empreendimento

“Temos a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação e um contato maior com o mercado. Além disso, temos a oportunidade de trabalhar com professores que são peritos na área em que atuam, o que nos proporciona capacitação nos serviços que prestamos. É uma ótima oportunidade de aprender fora do contexto das salas de aulas”. A afirmação é do estudante Vinicius Guerra, integrante da Matriz Energia. Para ele, a empresa é uma extensão da universidade para o mundo.

Mais de 40 pessoas atuam na EJ, sendo 12 membros efetivos e, aproximadamente, 30 treinees. O campus do Gama da Unb é sede de mais quatro empresas júniors na área de tecnologia. Para participar, o aluno precisa se inscrever no processo seletivo, que envolve entrevistas dinâmicas e atividades.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s