Crise Política e Econômica leva milhares de brasileiros a buscarem outros países para viver

Dados da Receita federal apontam que no período entre 2014 a 2016 foram pedidos 55. 402 declarações de saída definitiva do país.

Por Eliane Lopes, Diego Gásper e Cassio Miranda

A crise política e econômica no Brasil tem levado milhares de brasileiros a fazerem as malas e tentarem a sorte em outros países. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em 17/06, apontou que 43% da população brasileira desejam sair ou ir embora do país, ou seja, cerca de 70 milhões de pessoas têm tomado essa decisão. Estados Unidos, Paraguai, Japão, Reino Unido e Portugal são os destinos mais procurados pelos imigrantes como alternativas de irem à busca de realização pessoal e profissional.

Para o cantor Adelino Rocha de 51 anos, não é de hoje que brasileiros desejam sair do país rumo às novas conquistas fora de sua pátria, e a maioria almeja a esperança de conseguir trabalho, moradia e segurança.

Frisou que quando os brasileiros viajam para países desenvolvidos, é notório enxergar uma melhor qualidade de vida, a valorização de mão de obra e tantas outras coisas que os faz deixarem sua nação e aventurar-se por novas conquistas e progresso de vida.

O cantor também ressaltou que a cultura estrangeira e a segurança, também são fatores que levam brasileiros a deixarem o Brasil para morar fora “Na verdade, enquanto você não sai daqui pra fora do país, acha que está tudo lindo e maravilhoso, porém, quando passa a viajar para outros lugares do mundo e conhece outros países, aí percebe de fato, as deficiências do nosso país”.

Priscila Garcia 33 anos, que é servidora pública, disse que pretende um dia tentar a sorte em outro lugar e buscar melhores oportunidades profissionais e financeiras. Também ressaltou que a crise econômica e as péssimas condições de vida, a desvalorização profissional, crise financeira e a queda da qualidade de vida, são motivos que a faz buscar outro país para viver.

Politica
Foto: Diego Gásper

Os Estados Unidos ainda está sendo um dos países preferidos pelos imigrantes brasileiros, que saem com as malas nas mãos em busca de melhores condições de vida, principalmente por acreditarem em melhores políticas públicas nas áreas de saúde, educação e segurança.

Esses foram os motivos que levaram José Augusto, 36 anos, a migrar para outro país. Hoje ele mora na cidade da Geórgia, EUA.

A brasileira Ana Claudia Araújo – que vive há muitos anos em Los Angeles – EUA, faz uma comparação entre a política e a cultura entre os dois países. Ressaltou a organização dos americanos em relação à educação e a política.

ana.jpeg
Foto: Arquivo Pessoal / Ana Cláudia Araújo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s