Brasília e o rock: A dupla que dá certo

 

Saiba um pouco mais sobre a história do rock de Brasília e conheça as bandas Belga e Desonra!

Fotos: Arquivo pessoal das bandas

Quando falamos sobre rock brasileiro é impossível não lembrar do rock brasiliense. Que dos anos 70 aos 90 nos presenteou com bandas consolidadas. Atualmente ainda existe uma cultura bem forte de bandas de rock na cidade, que naturalmente desejam alcançar o mesmo sucesso.

Durante a Ditadura Militar nos anos 70, o punk rock era o estilo musical mais ouvido entre os jovens brasileiros, que viam a música como uma válvula de escape para a situação política do país. Em Brasília não era diferente, em 1978 um jovem chamado Renato Manfredini Júnior (Renato Russo), juntamente com André Pretorius e Fê Lemos, criaram a primeira banda de punk rock brasiliense, que tinha como título o nome Aborto Elétrico. A banda é filha da Turma da Colina, um grupo de jovens que se encontravam na Colina (conjunto de prédios habitacionais na Universidade de Brasília – UnB), para apreciar bandas de punk rock britânicas como: The Clash, The Cure e Joy Division.

O Aborto Elétrico não durou muito, mas foi a partir dela que nasceram duas grandes bandas do cenário nacional: Legião Urbana, composta por Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá; e Capita Inicial que contam com Fê Lemos, Flávio Lemos e Dinho Ouro-Preto. Os dois grupos laçaram hits como “Que país é esse?” e “Música Urbana”, que até hoje são aclamados por todo país. Dentro deste cenário também surgiam outras bandas importantes para a cidade, como a Plebe Rude que se destacou com o hit “Até Quando Esperar” em 1986.

Sabemos que nos últimos anos o rock deixou de ser o estilo mais popular entre os brasilenses. Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2013, realizada pela Companhia de Planejamento (Codeplan) do Distrito Federal,  atualmente o sertanejo é o estilo musical mais popular na região. Mesmo assim, o gênero não perde seu espaço e continua trazendo novas bandas para o cenário nacional.

Em 2016 o Rock de Brasília foi sancionado como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal, pela lei n° 567/2015, como uma forma de reconhecimento a todas as bandas de sucesso.

A banda brasiliense em maior destaque nacional atualmente é a Scalene, que venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa em 2016. A banda possui uma pegada diferente dos seus antecessores e traz um som de Stoner Rock & Rock Alternativo, formada em 2009, entre suas músicas mais conhecidas estão “Amanheceu” e “Nunca Apague a Luz”.

IMG-20180928-WA0022.jpg

Nos dias de hoje ainda existem várias bandas tentando se destacar, como a banda Belga,  que lançou seu primeiro EP em 2014, e o segundo em 2017 (ÂMBAR EP). O baterista da banda, Matheus Leadebal, diz que o legado dessas grandes bandas pode ajudar e até abrir portas, segundo ele é natural ter certa cobrança por parte do público “sempre se espera que algo extraordinário saia daqui”, afirma.

De acordo com Matheus a cobrança não vem dos fãs, mas sim do pessoal mais velho “não sentimos essa cobrança do nosso público, mas ela vem por parte dos nossos pais e de outras pessoas que viveram essa “era” do rock brasiliense”, diz.

Questionados sobre o atual cenário do rock no Distrito Federal, a banda acredita que está tudo muito diversificado “são muitas bandas fazendo um ótimo trabalho e de vertentes muito variadas. É lindo de ver um mesmo evento reunindo uma banda mais hardcore, outra pop e outra com mais vibe MPB”, comemoram.

Para a Belga, a internet é um dos culpados pela mudança do público e até mesmo pode ser um fato decisivo na hora de conquistar seguidores “hoje é muito mais difícil convencer alguém a sair de casa para ir ver a banda que ela “pode” assistir pelo YouTube. As pessoas não saem mais de casa para conhecer bandas novas como antigamente”, afirmam.

Outra banda que também vem se destacando no rock brasilense, é a Desonra. Confira um pouco da história deles:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s