Telemarketing: Profissão com riscos à saúde

A função de representante de atendimento ou operador telemarketing está entre as profissões mais procuradas pelos jovens e as que mais causam problemas relacionados à voz e saúde mental.

Por Rômulo Thierry

romulo
Fonte: Arquivo fotográfico Almaviva

 

Ter uma rotina de trabalho diária de 6 à 8 horas por dia, de segunda a segunda, atendendo ligações constantemente, com um curto período de pausas para descanso, utilizar um headset (fone de ouvido) e sentado boa parte do tempo, o que pode provocar problemas de postura são situações que podem ser extremamente prejudicial à saúde. Atualmente os Call Centers empregam no Distrito Federal aproximadamente 5 mil trabalhadores, que oferecem os mais variados serviços, como negociação e informações sobre produtos e serviços. As empresas AlmavivA do Brasil e TIVIT são duas grandes concorrentes no ramo de telemarketing presentes e empregam a maioria jovens em busca de seu primeiro emprego.

romulo 33
Fonte: Rômulo de Sousa

Segunda a fonoaudióloga Ana Paula Gouveia, a profissão está entre as mais danosas para a saúde da voz, sendo assim, desenvolve ações constante para reduzir os riscos, prevenir e alertar aos colaboradores da empresa de Telemarketing AlmavivA sobre o cuidado com esse instrumento de trabalho.

Além dos sérios agravos vocais que a profissão pode acarretar aos funcionários, o ramo apresenta alto índice de empregados com depressão e síndrome do pânico, conforme levantamento feito pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) das duas empresas de telemarketing.

A funcionária Meirilane Diniz da empresa AlmavivA, relata que recentemente apresentou transtornos psicológicos relacionados ao trabalho, em decorrência da rotina exaustiva: “É algo complicado de falar, eu não conseguia chegar bem na porta da empresa. Eu apavorava. Comecei a ver vultos e coisas que não existiam. Foi a primeira vez na minha vida que procurei um psicólogo, quando na verdade meu caso era um psiquiatra. Ele me ajudou muito e hoje estou em fase de recuperação, mas não é fácil se livrar desse mal que está afetando a mim e meus colegas de trabalho’’.

Confira o índice de afastamento por problemas de saúde mental:

felipe 2

A Fonoaudióloga disponibiliza alguns cuidados que devem ser tomados com frequência pelos representantes que atuam nessa área e deixa aberto o convite para acessar sua página no instagram (@anapaulagouvea_) no qual disponibiliza dicas e exemplos de como ter um cuidado extra com a saúde das voz e das pregas vocais.

romulo 22
Fonte: Rômulo de Sousa

De acordo Psicóloga Eliana da Mota, o problema voltado para saúde mental deve ser tratado com prioridade, pois o caso pode se agravar para outras doenças degenerativas, “dentro do ambiente de trabalho a primeira coisa que o funcionário tem que ter é conhecimento dos seus próprios limites, até onde ele consegue ir. Os sintomas no início são muito camuflados, eles podem aparecer como uma leve dor de cabeça, um cansaço, uma insônia.”

Caso não haja um cuidado maior no estágio inicial dessa fase, a psicóloga afirma que há um aumento gradativo dos sintomas, “a medida que seu nível de estresse vai aumentando ou que o diagnóstico vai ficando mais claro, os sintomas são maiores, sendo necessário acompanhamento psicoterapêutico. Nunca encare como uma simples dor de cabeça, como só um mal estar mental ou só uma noite de sono mal dormida.”

A mesma destaca como o ambiente de trabalho influi na situação como um todo “Quando o ambiente de trabalho é muito estressante, pode provocar a perda de dopamina, diminui serotonina no cérebro e levando a depressão. De acordo com o diagnóstico, o tratamento pode ser feito com o acompanhamento psicoterápico e sem auxílio de medicação. Na medida que os sintomas se agravam é necessário prescrever medicamento para os pacientes.”

Baseado nas informações relatadas, todo e qualquer tipo de situação relacionado problemas vocais e mentais devem ser tratados com urgência, independente do grau em que se encontra o caso.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s