Enade 2018 mobiliza Estácio Brasília

 Instituição organiza “aulões” e simulados para alunos selecionados pelo MEC. Os estudantes convocados só podem se formar após a realização do exame

Enade
Foto: Divulgação/Desafio Enade

Valorização do currículo, referência no mercado de trabalho e reconhecimento são alguns fatores que uma boa nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pode gerar aos alunos eletivos. A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O Enade 2018 acontece no dia 25 de novembro.

Ouça a entrevista com a professora e Pró-Reitora, Josyanne Lannes e saiba mais:

Aplicado desde 2004, o exame é componente obrigatório para a obtenção do diploma nos cursos de graduação. O objetivo da prova é verificar o rendimento dos estudantes que concluíram mais de 80% da grade curricular. Além disso, atribui notas de 1 a 5 às Instituições de Ensino Superior (IES) e, é através dessa pontuação, que elas são avaliadas pelo MEC.

Pensando nisso, O Centro Universitário Estácio de Brasília prepara os estudantes para mais uma edição do exame. Neste ciclo, serão avaliados os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, direito, jornalismo, publicidade e propaganda e o tecnólogo em gestão de recursos humanos da instituição. Os estudantes matriculados podem consultar a elegibilidade através de uma lista, disponível no quadro de avisos, em frente à coordenação da unidade Taguatinga.

Edna Leôncio, aluna do 7º Semestre de publicidade e propaganda da Estácio, reconhece a importância de uma boa nota no Enade. “Estudar em faculdade bem avaliada traz mais peso para o meu diploma”, diz.

Estácio em ação

Uma das iniciativas da Estácio Brasília, pensadas para o Enade 2018, foi o Plantão de Dúvidas. Desenvolvido pela coordenadora dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda, professora Patrícia Lima, a ação visa esclarecer questões sobre simulados, provas e ajudar na preparação do aluno para o dia exame. Para participar, o eletivo precisa procurar a coordenação do respectivo curso.

Oficinas e “aulões” também fazem parte do cronograma de ações da Estácio Brasília. Além disso, docentes e alunos podem interagir através de grupos no WhatsApp. Lá, o estudante fica informado quanto ás datas dos simulados, desafios e outros projetos relacionados ao Enade.

Vale horas!

Estão abertos no Sistema Enade o 3º e o 4° desafio Enade 2018. Os participantes podem ganhar até 0,5 ponto por desafio, somado a cada disciplina em que está matriculado. Além disso, quem participa dos dois desafios recebe dez horas complementares. Os testes ficarão disponíveis até o dia 24 de novembro.

No vídeo abaixo, Patrícia Lima fala mais sobre os simulados e da influência que a avaliação pode ter para os alunos em relação ao mercado de trabalho:

Como funciona o Enade?

A estrutura do exame é formada pela aplicação de prova, que envolve conhecimentos adquiridos durante a graduação, interpretação de texto e pelo Questionário do Estudante, que é fundamental para traçar o perfil do aluno e o contexto de formação.

Para responder ao questionário, acesse http://portal.inep.gov.br/enade. Lembrando que é necessário fazer o cadastro completo.

Resultados

A assessora de imprensa do Inep, Ruane Santos, explica que os resultados do exame, aliados às respostas do Questionário do Estudante, medem a qualidade da educação superior.

“Esses indicadores mensuram as características dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade”, declara.

De acordo com o edital, as respostas às questões serão analisadas em conjunto, por curso de graduação. A identidade dos participantes será mantida em sigilo.

1E4457B1-FCA2-4CBB-B1B4-FC9F6F97FF5F


Um comentário sobre “Enade 2018 mobiliza Estácio Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s